Biografia Trip Hawkins

0
12
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Trip Hawkins (nascido William Murray Hawkins III) é um empresário americano, fundador de empresas como Electronic Arts, 3DO Company e Digital Chocolate.

Graduado em Harvard em Teoria Estratégica e Aplicada de Jogos, Hawkins foi diretor estratégico e de marketing na Apple em 1982. De lá, saiu para fundar a publicadora Electronic Arts (EA), que teve grande sucesso sob seu comando. A partir de então, ele foi creditado como um dos responsáveis por grandes equipes na produção de projetos, contra um conceito anterior de times menores ou até produção solo.

Mesmo permanecendo na direção, Hawkins formou em 1991 a 3DO, lançando o console 32-bit em 1993. No ano seguinte, saiu em definitivo da EA, enquanto trabalhava em parcerias para o 3DO. Console mais potente até então, o 3DO acabou fracassando por seu altíssimo custo e poucos jogos. Com o lançamento de Saturn e PlayStation ainda em 1994, o console foi rapidamente esquecido pelo mercado, sendo descontinuado em 1996.

Mesmo diante do fiasco, a revista Next Generation listou Hawkins como um dos "75 Pessoas Mais Importantes da Indústria em 1995", chamando-o de "um dos maiores visionários do mercado".

In 1996, com a 3DO já desenvolvendo games para outros sistemas, Hawkins (ainda chairman e CEO da empresa), assumiu também o cargo de diretor criativo. Decidiu focar numa agenda de produção de games entre 6 a 9 meses (muito menos que a média). O resultados foram a queda da qualidade dos jogos, e por consequência, das vendas. A 3DO Company foi à falência em maio de 2003, deixando de lado também o projeto M2, sequência do 3DO. As propriedades intelectuais foram vendidas à Ubisoft, enquanto Hawkins ficou com os direitos sobre o  console e software.

No fim de 2003, Hawkins lançou uma nova empresa de desenvolvimento de games chamada Digital Chocolate. A empresa foca em desenvolver games para dispositivos portáteis e smartphones. Ele deixaria o caro de CEO em maio de 2012.

Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA