Biografia: Shoichiro Irimajiri

Terceiro presidente da Sega, Irimajiri assumiu o comando num momento turbulentos: a transição do Saturn para um projeto crucial como o Dreamcast.

0
4

Shoichiro Irimajiri (入交 昭) é um engenheiro e executivo japonês. Nascido em 1940, fez carreira principalmente na Honda, onde trabalhou por mais de 20 anos participando do design de motos e motores, inclusive de carros de Fórmula 1. Teve uma passagem pela Sega, onde foi vice-presidente, e depois presidente por um curto período.

Infância e formação

Natural de Kobe, Irimajiri se formou em Engenharia Aeronáutica na Universidade de Tóquio.

Honda

honda cbx shoichiro irimajiri
Irimajiri com a Honda CBX, cujo desenvolvimento supervisionou.

Na década de 60, ingressou na Honda Motor Co., onde permaneceria por 20 anos. Irimajiri foi o chefe no projeto de motos Honda Gold Wing. Nos primeiros anos, desenhou motores de cinco e seis cilindros para carros de corrida, além do motor V12 RA273E para carros de Formula 1 da Honda (usado nas temporada 66 e 67 da categoria, guiados, entre outros, pelo britânico John Surtees).

Irimajiri supervisionou o design da conhecida moto CBX da Honda, e serviu como presidente da Honda da America entre 1984 e 1988. Mas apesar da carreira prolífica, em 1992 surpreendeu o mundo corporativo automotivo ao anunciar que se retiraria. O motivo foi o diagnóstico de uma doença cardíaca, que tratou com uma técnica chinesa de respiração chamada kiko.

Sega

Recuperado, foi convidado pelo amigo Hayao Nakayama a juntar-se a Sega, como vice-presidente, o que aceitou em 1993 (depois de recusar oferta da General Motors). A escolha teria sido por tratar-se de uma empresa menor, sem o mesmo nível de burocracia que viu crescer dentro da Honda.

"A Sega é bem parecida com o que a Honda era há 30 anos, quando entrei no setor de Pesquisa e Desenvolvimento", disse na ocasião. "A empresa é movida pela busca por tecnologia... Há muito entusiasmo dentro da empresa, como na Honda de 30 anos atrás". Reforçou também que apesar de serem segmentos totalmente diferentes, o trabalho não diferia tanto. "A tecnologia é diferente, mas os gerenciamentos de engenheiros e do desenvolvimento serão iguais".

irimajiri primeiro dreamcast
Irimajiri (d) no lançamento do Dreamcast, em 1998.

Em 1996, se tornaria também chairman e CEO da Sega da América, logo após a saída de Tom Kalinske, que acumulava vários cargos. Em 1998, tornou-se presidente da Sega, comandando o plano de lançamento do Dreamcast para retomar o prestígio da empresa, danificado durante a geração anterior de consoles. Seu rosto foi usado numa das demos técnicas do sistema.

Com os diversos relatórios de prejuízo, Irimajiri acabou rescindindo seu contrato, sendo substituído no Japão por Isao Okawa.

Outros trabalhos

Irimajiri foi membro do conselho da Asahi Tec, empresa japonesa de fabricação de peças de alumínio para automóveis.

 

Bibliografia

Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA