Biografia Olaf Olafsson

0
1
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Ólafur Jóhann Ólafsson (nascido em 26/09/1962), ou apenas Olaf Olafsson, é um executivo, escritor e cientista islandês. Ele é mais conhecido por seu trabalho junto à Sony e sua liderança na criação do videogame PlayStation, ao lado do japonês Ken Kutaragi.

Olafsson nasceu em Reykjavík, Islândia. Filho de um escritor, estudou física na Universidade Brandeis. Começou a carreira na Sony em 1985, subindo várias posições. Em 1991, fundou a Sony Interactive Entertainment Inc., tornando-se seu primeiro presidente e diretor executivo. A Sony Interactive foi estabelecida como unidade de funcionamento livre da Sony Corporation. Olafsson construiu e gerenciou seus negócios nos Estados Unidos e na Europa.

Durante seu comando de seis anos, dirigiu as operações mundiais das divisões de software e hardware de entretenimento da Sony. Nesse período, foi responsável pela criação e lançamento do console PlayStation, que se transformaria no maior produto da empresa desde o icônico Walkman, gerando lucros bilionários para a Sony Interactive.

Olafsson tornou-se membro do conselho de administração da Advanta Corporation, empresa de finanças, em 1997, e se tornou presidente em março de 1998. Deixaria a empresa em 1999 para se juntar à Time Warner como vice-presidente da mídia digital. Deixaria a empresa brevemente após sua fusão com a AOL, que formou a AOL Time Warner (que teve curta duração).

Olafsson retornou a pedido do CEO Richard D. Parsons, depois que os executivos da Time Warner reafirmaram o controle sobre a empresa. Mais tarde, recebeu o título de vice-presidente executivo. Com a compra da Time Warner pela AT&T, Olafsson e vários outros executivos da Time Warner deixaram a empresa.

Carreira literária

Olafsson é autor de três romances: The Journey Home, Absolution e Walking Into the Night. Escreveu também uma coleção de histórias, Valentines, além da peça The Feast of the Snails, que recebeu críticas mistas. Seus livros foram publicados para aclamação da crítica em mais de vinte idiomas.

Olafsson recebeu o O. Henry Award e o Icelandic Literary Award, foi indicado para o Prêmio Frank O'Connor e foi duas vezes indicado ao International Dublin Literary Award.

Vida pessoal e legado

Olafsson mora em Nova York com sua esposa Anna Ólafsdóttir e três filhos.

Bibliografia

Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA