Biografia: Dick Stewart

Stewart foi o primeiro presidente da Sega, logo após a fusão de empresas que deram origem à companhia mais tarde conhecida.

0
4
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

Richard Stewart, mais conhecido como Dick Stewart, foi um executivo americano. Foi um dos fundadores da Service Games, empresa que importava e exportava equipamentos de fichas para países do Oriente. Stewart se tornou o primeiro presidente da Sega em 1965. A empresa nasceu da fusão da Service Games, com a japonesa Rosen Enterprises, do também americano David Rosen.

A Service Games foi uma continuação da empresa nascida como Standard Games, em 1940, no Havaí, fundada por Martin Bromley, James Shumpert e Irving Bromberg. Eles produziam máquinas de fichas e moedas, especialmente caça-niqueis. Em 1951, com a proibição desse tipo de jogo em quase todos os Estados Unidos, foram forçados a se mudar para o Japão. Bromley enviou dois dos funcionários de maior confiança para iniciar a empreitada: Ray Lemaire e Stewart. Em fevereiro do ano seguinte, iniciavam as atividades da Service Games.

Ao longo da década, a empresa foi alvo de várias acusações, como pagamento de propina para operar em bases militares americanas. Em 30/05/1960, a Service seria dissolvida em duas partes, a Nihon Goraku Bussan (responsável por operações e distribuição de máquinas, sob comando de Stewart) e Nihon Kikai Seizo (cuidando de fabricação).

Fusão e presidência da Sega

Em 1964, as duas partes da antiga Service Games foram fundidas numa única estrutura, e no ano seguinte, fundidos com a Rosen Enterprises, de David Rosen. A Rosen atuava em vários ramos de entretenimento, como boliches e máquinas, mas vinha enfrentando forte concorrência de empresas americanas no Japão. Com a fusão, em 01/07/1965, a nova companhia foi batizada como Sega (de SErvice GAmes) Enterprises, Ltd. Rosen se tornou CEO e diretor geral, com Stewart como primeiro presidente, e Raymond Lemaire diretor de produção e planejamento.

Em 1983, após uma série de fusões e vendas, a Sega foi comprada pelo conglomerado japonês CSK. Um dos envolvidos no negócio foi Hayao Nakayama, que assumiu assim a presidência, cargo que manteria até a segunda metade dos anos 90.

Bibliografia

Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA