Super Monaco GP (Mega Drive)

    Versão do arcade foi um dos primeiros títulos do Mega Drive, fazendo grande sucesso durante toda a vida do console.

    0
    7

    Super Monaco GP é um jogo de corrida / Fórmula 1 lançado pela Sega para o Mega Drive em agosto de 1990. Foi a versão do arcade homônimo, lançado em 1989 na placa Sega X Board.

    Jogabilidade

    A versão Mega Drive do Super Monaco GP adicionou principalmente o novo modo de Campeonato Mundial. O objetivo é ganhar uma temporada da categoria, e depois defender o título. Os circuitos são modelados com os usados ​​na temporada de 1989 da Fórmula 1, com cenários de fundo semelhantes aos circuitos do mundo real.

    O jogador começa num carro da categoria C (são quatro categorias, de A até D), a Minarae (clone da equipe real Minardi). Os pilotos podem desafiar outros como rivais durante as corridas, e caso os derrote duas vezes seguida, a equipe do perdedor oferece o lugar dele para o vencedor. Assim, é possível melhorar de equipe durante a temporada, desafiando carros melhores. O contrário também pode acontecer, já que ocasionalmente pilotos da IA podem desafiar o jogador.

    São 16 equipes, baseadas em equipes reais da temporada 1988 da Fórmula 1:

    Equipe Cores Baseada em
    Madonna vermelho e amarelo McLaren
    Millions azul e amarelo Williams
    Firenze vermelho Ferrari
    Bestowal verde e amarelo Benetton
    Blanche azul escuro e branco Brabham
    Tyrant azul claro e branco Tyrrell
    Losel marrom claro Lotus
    May azul claro March
    Bullets azul escuro e azul claro Arrows
    Dardan laranja Dallara
    Linden azul escuro Ligier
    Minarae amarelo e branco Minardi
    Rigel verde limão Rial
    Comet branco Coloni
    Orchis cinza escuro e amarelo Onyx
    Zeroforce laranja e branco Zakspeed

    Se o jogador vence o campeonato, começará a segunda temporada na equipe Madonna (equivalente a McLaren), que tem o melhor carro do jogo. Na mudança de temporada, várias trocas de piloto ocorrem entre as equipes. Nas duas corridas iniciais da defesa do título, contudo, surge um desafiante chamado G. Ceara (clone de Ayrton Senna) pilotando um carro da classe C, da equipe Bullets (equivalente a equipe Arrows). Ele é praticamente imbatível — embora seja possível, poucos conseguem —, forçando o jogador a completar a temporada em outro carro, inicialmente caindo para a equipe Dardan (equivalente a Dallara). O desafio então passa a ser defender o título sem ter o melhor carro do jogo. Conseguindo, o jogo termina.

    Antes das corridas, o jogador pode escolher entre os tipos de transmissão (automática, 4 ou 7 marchas manuais), e passa por uma sessão de classificação com apenas 1 volta. Se o jogador bater ou não ficar no tempo qualificatório, ele larga em último.

    No modo Super Monaco, a jogabilidade é similar ao arcade. Escolhe-se um tipo de transmissão antes de se qualificar, e deve-se completar a pista encurtada dentro de 45 segundos para a corrida. Durante a corrida, o jogador deve sempre ficar dentro do limite de posição estabelecido, que se torna cada vez mais apertado conforme se aproxima o final da prova. Por exemplo, no começo da corrida, o limite é a 15ª posição, e vai diminuindo, até que o jogador deva estar no mínimo em 3º, caso contrário recebe o game over.

    Além desses modos, havia também o modo de treinamento, permitindo correr à vontade em qualquer um dos 16 circuitos do jogo.

    Recepção e legado

    A versão de Super Monaco GP para o Mega Drive foi bem recebida pela crítica. No lançamento, a revista Famicom Tsuushin deu ao jogo nota 34/40. A Electronig Gaming Monhtly deu ao jogo uma então inédita nota 38/40, enquanto a nota da britânica Mean Machines foi 93/100.

    A versão Mega Drive também foi lançada para o sistema de arcade Mega-Tech em 1990. O jogo teria uma sequência exclusiva para Mega Drive e Master System/Game Gear em 1992 chamada Ayrton Senna’s Super Monaco GP II.

    Trilha sonora

    A trilha sonora foi composta por Tokuhiko Uwabo, também conhecido nos jogos da Sega como “BO”.

    Faixa Autor
    Extreme Tension Tokuhiko Uwabo
    The Checker Flag Tokuhiko Uwabo
    The Heat WavesTokuhiko Uwabo
    A BreakTokuhiko Uwabo
    QualifyTokuhiko Uwabo
    F1 Grand PrixTokuhiko Uwabo
    At A LossTokuhiko Uwabo
    Super LicenseTokuhiko Uwabo
    Exhaust FumesTokuhiko Uwabo
    ConcentrationTokuhiko Uwabo
    The BitternessTokuhiko Uwabo
    ImpatienceTokuhiko Uwabo
    ContentmentTokuhiko Uwabo
    Hold In CheckTokuhiko Uwabo
    Theme Of MonacoTokuhiko Uwabo

    Galerias

    Quem editou este artigo: Daniel Lemes
    Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
    Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

    X
    Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite seu comentário!
    Digite seu nome aqui