Jungle Hunt (Atari 2600)

Conduza Sir Dudley Dashly pelos perigos de florestas e rios em busca de sua amada no Atari 2600.

263

Jungle Hunt é um game lançado em 1982 para arcades pela Taito, e licenciado e adaptado para o Atari 2600 em 1983. O jogador assume o controle de Sir Dudley Dashly, um aventureiro inglês que tenta resgatar a amada Lady Penelope Dashly (ou Lady P.), que está aprisionada por uma tribo de canibais. Originalmente chamado Jungle Kong, o personagem principal era o próprio Tarzan, mas por questões de direito autoral, foi substituído e o título alterado.

O jogo é dividido em quatro fases. Na primeira, o explorador deve pular de cipó em cipó no tempo certo, evitando a queda para a morte. Em seguida uma fase de mergulho, nadando num rio cheio de crocodilos tendo apenas uma faca para defender-se e precisando voltar à superfície para respirar. A terceira etapa tem pedras que rolam e saltam na direção do herói, que deve escolher entre pular ou abaixar para não ser esmagado.

Na cena final, deve-se desviar dos canibais antes que Lady P.a vá para o caldeirão. Como é comum aos jogos de seu tempo, Jungle Hunt tem um final simples e depois reinicia, sempre com um nível de dificuldade maior. O game inicia faltando 500 segundos para o resgate, e quanto mais depressa for concluído, maior a pontuação obtida.

Foi programado por John Allred (também trabalhou em Pole Position, do mesmo console) e Michael Feinstein (Joust, Phoenix, etc). O titulo é creditado como um dos primeiros a empregara a técnica de parallax scrolling, movimentação lateral de camadas em velocidades diferentes para criar ilusão de profundidade — algo observado claramente já na primeira fase, com o fundo e as decorações de primeiro plano, junto aos cipós.

Fases

Deadly Forest: no início, teste sua coordenação motora saltando no tempo certo de cipó em cipó. Como alguns são mais rápidos, você deve observar o momento certo para o salto. Um movimento errado e Sir Dashly cai para a morte ou se agarra muito perto da base, o que fatalmente levará à queda no salto seguinte.

Jungle Hunt Atari 2600 floresta

Reptile River: é um rio cheio de crocodilos. Conduza Sir Dashly nadando entre os animais enquanto os enfrenta com sua faca. Cuidado com os crocodilos de boca aberta, quando sua faca será inútil. Os inimigos geralmente andam em grupo de três, mas quando vier um sozinho, será mais perigoso, pois movimenta-se de forma errática e indo mais ao fundo que os agrupados - em compensação valendo mais pontos se abatido. E não esqueça de ficar de olho na barra de fôlego, voltando à superfície quando precisar respirar.

Jungle Hunt Atari 2600 rio

Boulder Field: após cruzar o rio, o aventureiro enfrenta uma ladeira com pedras ameaçadoras. Elas vêm em dois tamanhos: pequenas rolantes ou grandes saltitantes. Salte para escapar das pequenas, mas as maiores exigem mais esforço: você pode precisar pular, abaixar ou deslizar.

Jungle Hunt Atari 2600 pedras

Cannibal Camp: finalmente você chega a Lady Penelope, mas ela está sendo guardada por selvagens com lanças. Desvie das lanças para resgatar a garota e cuidado, as flechas são venenosas.

Jungle Hunt Atari 2600 canibal

Quem editou este artigo: Daniel Lemes