Double Dragon (arcade)

Double Dragon, produzido pela Technos e distribuído pela Taito, foi um grande sucesso dos arcades no fim dos anos 80.

1
622

Double Dragon (ダブルドラゴン) é um game do gênero beat ‘em up, lançado em 1987 pela Technōs Japan e distribuído pela Taito, para arcades. É um sucessor “espiritual” e de tecnologia de Nekketsu Kōha Kunio-kun (conhecido no ocidente como Renegade), também da Taito, mas trouxe novidades como o modo para 2 jogadores em gameplay colaborativo, e habilidades como usar e tirar armas dos inimigos.

Double Dragon é considerado um dos primeiros megassucessos em beat’em up, levando à criação de vários spin-offs e sequências, além de versões para plataformas como NES, Mega Drive, Amiga, Super Nintendo, Master System, entre outros.

Em 1994, a franquia deu origem a um filme.

Enredo

Em 19XX, Nova Iorque está dominada pela violência. Numa sociedade em que a única política funcional é a do caos, gangues se alastram e o organizações criminosas ganham força. Double Dragon conta a história dos irmãos Billy e Jimmy Lee, gêmeos peritos na arte marcial Sou-Setsu-Ken. Juntos, mantém um pequeno dojo no coração da cidade, onde ensinam seus alunos técnicas de autodefesa.

Mas os bandidos da Black Warriors, gangue liderada pelo homem conhecido como Big Willy, está interessada em aprender o Sou-Setsu-Kenn com fins maléficos. Para conseguir, sequestram a namorada de Billy, Marian, exigindo que revelem segredos da técnica em troca da liberdade da garota.

Os Lee partem em missão de resgate, enfrentando inimigos com os punhos e todas as armas que conseguem pelo caminho, como barris, porretes, chicotes e facas. Seu destino final é o esconderijo dos Black Warriors, onde confrontarão o próprio Willy.

O jogador controla um (ou em dois jogadores, ambos) dos irmãos Lee, sendo Billy o azul e Jimmy, o vermelho. São também conhecidos como Spike (Jimmy) e Hammer (Billy).

Jogabilidade

Double Dragon - cotovelada
A cotovelada é um dos golpes mais usados.

Há uma variedade de golpes disponíveis, acionados por três botões de ação + direcional (um soco, um chute e um salto), usados sozinhos ou em combinação. Movimentos especiais incluem sequências de soco e gancho, agarrões e cotoveladas — golpe muito poderoso, causa um instante de invulnerabilidade. Jogando em dupla, um pode segurar o inimigo enquanto o outro bate, e os inimigos podem fazer o mesmo.

Perde-se uma vida se a barra de energia chegar a zero, caindo em buracos, levando tiros do chefe final, ou se o tempo estipulado para a fase terminar. Alguns inimigos carregam armas como tacos de baseball, facas e até dinamite; todas podem ser tomadas pelo jogador, e depois retomadas pelos inimigos se ficarem no chão. Objetos também servem como arma, como barris, pedras e caixas.

Há perigos no cenário, como buracos e armadilhas; inimigos podem tentar atirar o jogador nesses lugares, o que resulta em perda imediata de 1 vida. Por outro lado, servem também como estratégia para se livrar rapidamente dos inimigos. Pode-se usar continues à vontade.

Há 4 fases, ou missões: Cidade, Fábrica, Floresta e Esconderijo. As três primeiras fazem parte de uma mesma sequência, num cenário contínuo (assim que uma termina, a próxima inicia na mesma tela), sendo a última num novo local.

Se jogar sozinho, o game acaba com a derrota do chefe final, mas se for batido no modo 2P, os irmãos se enfrentam para decidir qual ficará com o amor de Marian; na versão NES, Jimmy é citado como o chefe secreto da organização criminosa.

A variedade de inimigos é pequena, e eles vão se repetindo por todo o game:

  • Williams: punk que usa camisa regata, costuma aparecer carregando armas.
  • Linda: punk sempre armada com chicote. Não aparece com tanta frequência.
  • Lopar: inimigo que usa colete, mais forte que Williams, costuma jogar objetos pesados.
  • Bolo: sujeito forte, careca, que pode agarrá-lo a atirá-lo longe, além de aplicar sequências muito rápidas de socos.

O subchefe da primeira fase é Abobo, um gigante desengonçado e monstruosamente forte. Reaparece na fase 3 em versão verde. O segundo é Jeff, que parece um pouco com os Lee, sendo muito rápido e de recuperação quase imediata após cair. O chefe final é Willy, que usa metralhadora e ataca com golpes com os pés e com a arma. Não atira o tempo todo, mas mata o jogador com apenas um tiro.

Características

Especificações

O jogo tem até 384 cores por tela, numa paleta total de 4096 (12-bit). O hardware usa vários processadores 8-bit em paralelo (são dois 6809 e um 6309), já que processadores 16-bit eram caros na época. O som também corria através de vários processadores: Yamaha YM2151 FM e dois MSM5205.

CPU: HD6309 12MHz, HD63801 6Mhz
Áudio: CPU M6809 1.5 MHz + YM2151 3.579 MHz e 2× MSM5205 375 kHz
Gráficos: Raster (horizontal)
Monitor: CRT
Resolução: 256 x 240 a 57.44 Hz
Profundidade de cor: 12-bit (4096 cores), 384 simultâneas
Sprites: 64 por tela
Tiles: 16×16 tiles, 16×16 background, 8×8 texto
Tilemaps: 512×512 background, 256×256 texto
Paletas: 16 cores (15 únicas, 1 transparente) por tile, 8 paletas de tile dedicadas (3x8x16 = 384 cores)
Controles: joystick 8-way + 3 botões (soco, chute, salto)
Som: mono amplificado, 1 canal
Tipo de cabine: standard vertical

Recepção e legado

Double Dragon movie
O filme de Double Dragon foi muito mal recebido pela crítica, mas vamos combinar que é um hit da Sessão da Tarde =D

As resenhas de Double Dragon na época do lançamento foram bastante positivas. O game teve evolução popular rápida, e antes do fim de 1987, já era descrito em revistas como um dos melhores, se não o melhor, do gênero.

No ano seguinte viria a sequência, com o subtítulo “The Revenge“, e em 1990, o terceiro da série, o “The Rosetta Stone“. Já consolidado com um dos grandes títulos da história, ganhou participação em outras séries, como no crossover Battletoads vs Double Dragon.

Fora dos games, teve histórias em quadrinhos, série de TV e um filme em 1994, dirigido por James Nickson, com Mark Dacascos e Scott Wolf nos papéis dos irmãos Lee, e Alyssa Milano como Marian.

Personagens

Billy Lee

Um dos irmãos Lee, os protagonistas do game, Billy é o "dragão azul".

Jimmy Lee

Um dos irmãos Lee, os protagonistas do game, Jimmy é o "dragão azul".

Abobo

Subchefe gigante desengonçado, monstruosamente forte. Reaparece na fase 3 em versão verde.

Jeff

Segundo chefe, parece um pouco com os Lee, sendo muito rápido e de recuperação quase imediata após cair.

Willy Mackey

Chefe final de Double Dragon, usa metralhadora e ataca com golpes com os pés e com a arma. Não atira o tempo todo, mas mata o jogador com apenas um tiro.

Marian

Marian é a namorada de Billy Lee, sequestrada pela gangue Black Warriors no início de Double Dragon.

Trilha sonora

original sound of double dragon coverA trilha sonora foi lançada no Japão pela Apollon Music, em 21/02/1988, chamada “Som Original de Double Dragon” (オリジナル・サウンド・オブ・ダブルドラゴン). Com composição de Kazunaka Yamane (mesmo responsável pelas músicas do jogo), na verdade são versões, arranjos das faixas do arcade.

O número de catálogo do disco é BY12-5028.

Faixa Autor
オープニング(双截龍)-
[Abertura (Double Dragon)]
スラム街(ブラックウォリアーズ出現)-
[As Favelas (Chegada dos Black Warriors)]
工場地帯(大乱闘)-
[A Área Industrial (Corpo a Corpo)]
闘いのあとで-
[Após a batalha]
旅立ち(新たなる闘い)-
[Jornada (Para Uma nova Luta)]
森林編 -
[Floresta]
大男アボボ登場-
[Chegada do Gigante Abobo]
大要塞(宿敵ウィリー)-
[A Grande Fortaleza (Willie a Nemesis)]
エンディング(マリアンとの再会)-
[Final (Reecontro com Marian])

Galerias

Créditos

Expandir
Apresentado por Technos Japan Corp.
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

1 COMENTÁRIO

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA