Aztec Adventure (Master System)

Controle o aventureiro Niño em busca do paraíso perdido em Aztec Adventure.

0
257

Aztec Adventure ou Aztec Adventure: The Golden Road to Paradise é um jogo do gênero aventura, desenvolvido e publicado pela Sega para o Master System, em 1987. O jogador controla o garoto Niño, um aventureiro que deve atravessar um labirinto em busca de um paraíso perdido que, supõe-se, abriga grandes tesouros.

No Japão, foi lançado como Nazca ’88 (ナスカ’88).

História e desenvolvimento

A produção / planejamento foi de Chieko Aoki, designer que não foi creditada, mas aparece em outro game importante da Sega, Phantasy Star (usando o codinome Otegami Chi).

Enquanto a versão japonesa mostra a aventura na civilização Nazca, habitante do atual Peru, história e título foram mudados no resto do mundo para a cultura Asteca (ou Azteca) mexicana. Mesmo assim, elementos originais como as Linhas Nazca foram mantidas.

Se jogado em consoles compatíveis, Aztec Adventure usa o recurso de som FM, com grande melhoria de áudio.

Enredo

Descrição do cartucho brasileiro:

Em algum lugar da floresta dos antigos Astecas está escondido um paraíso. Para chegar até lá, você tem que atravessar um labirinto perigoso, cheio de criaturas misteriosas. Por isso, nunca alguém conseguiu alcançar este paraíso. Somente El Niño, o explorador, é corajoso o bastante para se aventurar no labirinto… e com chances de sobreviver.

Nesta terra onde o dinheiro fala mais alto, cada um tem seu preço. Seus inimigos de hoje podem ser seus aliados de amanhã. A caminhada será arriscada, mas o Paraíso Asteca espera por você!

Jogabilidade

O jogador pode pagar outros personagens para ajudá-lo na missão — controlados pela IA. Há elementos de quebra-cabeça, embora menos complexos que em jogos como Zelda, da Nintendo. Há certa semelhança com Zelda, do NES, lançado cerca de um ano antes.

A jogabilidade se assemelha a outros games de exploração, mas o fato do personagem poder atacar apenas em quatro direções (sem diagonal) foi criticado pela maioria dos jogadores.

Recepção e legado

Aztec Adventure é lembrado com frequência como um dos bons títulos do Master System, pela variedade de inimigos e cenários, e também como um jogo difícil, pela impossibilidade de salvar os avanços e inexistência de passwords.

A revista Sega Pro A–Z (britânica), em novembro de 1991, deu ao jogo nota 70/100, descrevendo a ação como “uma exploração divertida com alguns bons toques”. A The Sega Magazine deu nota 60/100, notando certa semelhança com Golvellius, mas “mais do mesmo, só que simplificado”. A crítica também avalia negativamente o fato de a cada vida perdida, o jogador voltar ao início da fase, não importando aonde esteja.

Personagens

Niño

El Niño é um jovem caçador de recompensas, que parte em busca do grande tesouro azteca.

Papi

Papi é um dos três guerreiros que podem ser pagos por Niño em Aztec Adventure.

Pupe

Pupe é um dos três guerreiros que podem ser pagos por Niño em Aztec Adventure.

Poh

Poh é um dos três guerreiros que podem ser pagos por Niño em Aztec Adventure.

Dicas

  • Dicas

Seleção de fases

Na tela título, quando as palavras “Aztec Adventures” estão fechadas, pressione ⬆️ 5 vezes. Quando Niño joga o saco de dinheiro, pressione ➡️ 3 vezes. Quando Niño sair caminhando para a esquerda com os outros personagens, pressione ⬅️ uma vez, e então ⬇️ uma vez. Se fez tudo certo, uma versão mini de Niño aparecerá ao lado do logotipo, e perto dele um quadrado com dois números, permitindo escolher as fases de 1 a 11. Escolha rápido, pois assim que a apresentação encerrar, a fase que estiver no quadrado será iniciada.

Sound test

Pressione o botão para começar. Na tela do arco-íris (seleção de personagens), pressione ⬅️ uma vez, e ➡️ 20 vezes. Se funcionar, vai aparecer uma miniatura de Niño com um quadrado perto do arco-íris, e você poderá escolher as músicas de 1–7. Aperte o botão 1 para tocar. Para sair do sound test, selecione a música 00 e aperte o botão 2.

Fada nas ruínas

Para encontrar o Wishing Well escondido no quinto nível (ruínas), certifique-se de matar tudo neste nível. Na sala com os dois vasos, mova-se para o canto superior direito da sala. Bem do canto, jogue qualquer coisa, exceto dinheiro no canto, e então jogue uma bolsa de dinheiro. Uma fada aparecerá reabastecer sua energia.

Galerias

Créditos

Expandir
Chieko Aoki não foi creditada
FONTESMSPower
Quem editou este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UMA RESPOSTA