O 32X melhora a imagem do Mega Drive?

3
488

Todo mundo sabe que o 32X foi um mega fracasso na tentativa da Sega de fazer o Mega Drive ir ao "próximo nível". Na época do lançamento um dos argumentos para defender a compra, além de jogos "excelentes que seriam lançados" e que nunca vieram, era o fato de jogos do próprio Mega Drive ficarem melhores quando conectados através do trambolho add-on. Ou seja, o 32x seria capaz de melhorar a imagem do Mega.

Como eu nunca tive um 32X para comparar com calma e quando jogava na casa de amigos não percebia diferença alguma, pra mim dava na mesma. Mas por esses dias estive fuçando o YouTube em busca de mods e personalizações de Mega Drive quando encontrei esse vídeo, mostrando as sutis, mas claras diferenças de um game rodando no Mega Drive solo ou com o 32X.

Pra quem entende um pouco de inglês, assista, é interessante e bem esclarecedor. O ponto está no codificador de vídeo dos aparelhos, que pega os canais de cor RGB para criar a saída de vídeo composto: quando conectado ao 32X, este passa a fazer o trabalho e seu codificador previne alguns efeitos desagradáveis na imagem causado pelo encoder do Mega Drive 1 (Sony CXA1145), como o "arco-íris". Por outro lado, as cores ficam um pouco mais escuras, menos vibrantes.

A comparação foi feita usando o Genesis que leva o rótulo "High Definition Graphics"; dependendo do modelo ele pode usar outros encoders:

  • Sony CXA1645
  • Samsung KA2195d
  • Fujitsu MB3514

A opinião do autor é: não vale a pena usar o 32X só para melhorar o vídeo do Mega Drive já que as diferenças são muito sutis. A 4:20 do vídeo, quando é aproximada uma área do céu, dá pra notar claramente uma melhor qualidade gráfica, mas se isso é perceptível enquanto jogamos é outra coisa.