O 32X melhora a imagem do Mega Drive?

3
504

Todo mundo sabe que o 32X foi um mega fracasso na tentativa da Sega de fazer o Mega Drive ir ao "próximo nível". Na época do lançamento um dos argumentos para defender a compra, além de jogos "excelentes que seriam lançados" e que nunca vieram, era o fato de jogos do próprio Mega Drive ficarem melhores quando conectados através do trambolho add-on. Ou seja, o 32x seria capaz de melhorar a imagem do Mega.

Como eu nunca tive um 32X para comparar com calma e quando jogava na casa de amigos não percebia diferença alguma, pra mim dava na mesma. Mas por esses dias estive fuçando o YouTube em busca de mods e personalizações de Mega Drive quando encontrei esse vídeo, mostrando as sutis, mas claras diferenças de um game rodando no Mega Drive solo ou com o 32X.

Pra quem entende um pouco de inglês, assista, é interessante e bem esclarecedor. O ponto está no codificador de vídeo dos aparelhos, que pega os canais de cor RGB para criar a saída de vídeo composto: quando conectado ao 32X, este passa a fazer o trabalho e seu codificador previne alguns efeitos desagradáveis na imagem causado pelo encoder do Mega Drive 1 (Sony CXA1145), como o "arco-íris". Por outro lado, as cores ficam um pouco mais escuras, menos vibrantes.

A comparação foi feita usando o Genesis que leva o rótulo "High Definition Graphics"; dependendo do modelo ele pode usar outros encoders:

  • Sony CXA1645
  • Samsung KA2195d
  • Fujitsu MB3514

A opinião do autor é: não vale a pena usar o 32X só para melhorar o vídeo do Mega Drive já que as diferenças são muito sutis. A 4:20 do vídeo, quando é aproximada uma área do céu, dá pra notar claramente uma melhor qualidade gráfica, mas se isso é perceptível enquanto jogamos é outra coisa.

Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

3 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. Bom artigo, Daniel! Tenho pesquisado pela Internet para saber qual encoder de vídeo o Mega Drive versão 1 da Tec Toy (aquele que vinha com Altered Beast) utilizava. Não posso presumir que utilizará exatamente o mesmo da versão 1 japonesa ou coreana, mas é um pouco razoável supor que pode ter utilizado o mesmo da versão 1 norteamericana, visto que o Mega Drive da Tec Toy era mais semelhante ao Sega Genesis no aspecto externo, conector de cartucho, etc. Porém, nenhuma resposta confiável até agora. Abraços, e continue postando.

    (p.s.: meu blog, o Bar do Sasso, tem um reviewzinho sobre o Mega Drive portátil, e pretendo continuar a postar coisas relacionadas ao Mega por ali também)

    • Valeu Vinícius! Até atualizei o post porque parece que cometi um erro: o encoder tanto do Mega I (japonês) quanto Genesis I era o CXA1145 e não 1115 como publiquei. No Brasil, só o Mega Drive III passou a usar o CXA1645. Então é de se supor que o Mega I nacional também usava o CXA1145. Mas não garanto, não vá explodir nada aí 🙂

      Aliás, se alguém que manja fortemente de eletrônica quiser adicionar conhecimento ao tema, façam o favor.

DEIXE UMA RESPOSTA