Xeno Crisis: jogo vem para Mega Drive e outras plataformas

2018, mais um ano de retrogaming. A bola da vez é Xeno Crisis para o Mega Drive, projeto financiado com sucesso pelo Kickstarter.

O shooter é produzido pela Bitmap Bureau, estúdio indie britânico fundado em 2016 por veteranos da indústria. Previsto em formatos cartucho e ROM, tem aquele feeling dos clássicos como Smash TV, Robotron 2048 e MERCS. Muito tiro, explosões e criaturas estranhas.

Apesar do pé firme nos clássicos — óbvio ao conferir o vídeo —, eles buscaram mesclar influências modernas, como geração procedural de níveis. Baseado em salas, pode não ser tão empolgante para quem curte explorar grandes estágios pré-desenhados. Mas sem dúvida parece interessante ver do que eles serão capazes.

A jogabilidade é similar às fontes de inspiração. Você controlará soldados lidando com hordas de alienígenas em salas. Atire, lance bombas, limpe o ambiente: passe para a próxima. A munição é limitada, sendo preciso matar monstros para coletar mais. Movimentação em 8 direções, power-ups, e opção de multiplayer.

Ao todo são seis áreas, cada uma com um chefe e suas peculiaridades. Haverá ainda um sistema de upgrade, que muda de acordo com o estilo do jogador. Você é cachorro louco que atira só pra ver o tombo, ou da abordagem cautelosa e esquiva? Desenvolva seu estilo e potencialize o que for mais útil, como armas ou velocidade.

O design é assinado por Henk Nieborg, artista de pixels com trabalhos como Flink (Mega Drive) e Contra 4 (Nintendo DS) no currículo. O som fica por conta de Savaged Regime, sujeito que faz miséria com o chip de áudio do 16-bit da Sega — confira um pouco em seu canal no YouTube.

O lançamento está previsto para outubro, coincidindo com o aniversário de 30 anos do Mega japonês.

xeno crisis cartucho mega drive
Quanto é bom ver um cartucho em pleno 2018?

Graças ao excelente retorno, estão previstas também versões para Dreamcast, Steam e Nintendo Switch, para janeiro de 2019. Add-ons incluem a trilha sonora em CD e até em vinil, e na edição de colecionador, camisetas e as dog-tags do game.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

3 COMENTÁRIOS

  1. Espero que esse jogo seja bom e que o desenvolvimento para a plataforma 16 bits continue, estou aguardando tbm o Paprium! Quanto a questão do som o Tulio Adriano tbm tem feito coisas excelentes no chip da Yamaha, ele conseguiu tocar Human Nature do Michael Jackson com a voz perfeita, além de outros feitos como as músicas de Chrono Trigger e The Legend of Zelda rodando no chip da Yamaha, acho que ele é um bom nome para outros possíveis títulos para o console da Sega.

    • Bacana a dica do Human Nature, mas note lá que a voz e a bateria foram colocados por cima. No chip mesmo é só a instrumentação base. "All instruments are performed by the Sega Genesis (Mega Drive) sound chip, YM2612, except for Drums and Michael's voice."

      • Puxa não tinha reparado isso, mas nos outros videos achei legal o resultado do Chrono Trigger e Zelda.

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