Wonderland Dizzy para NES: 22 anos depois de “perdido”

Game estava incompleto e esquecido desde os anos 90. Criadores disponibilizaram a ROM gratuita para NES.
Por: Daniel Lemes
0
113

Desenvolvido em 1993, Wonderland Dizzy seria mais uma parte da franquia Dizzy, criada pela Interactive Studios dos gêmeos Oliver — Philip e Andrew, fundadores da mais tarde rebatizada Blitz Games, que desenvolveu vários títulos para consoles e plataformas móveis. A série, renomada principalmente na Europa com vários jogos para computadores e consoles, é estrelada por um ovo antropomórfico (!).

Entre esses, WD em especial falhou em ser lançado pelo menos duas vezes: uma junto com o dispositivo Aladdin Deck Enhancer, da própria Codemasters, para NES, e outra quando foi retirado da coletânea Excellent Dizzy Collection, do Game Gear.

Passado o tempo, muita gente esqueceu dele e outros pensaram até que o código havia sido perdido, mas recentemente os Oliver "descobriram" numa caixa de itens que levaram à PlayExpo, em Blackpool (Inglaterra), que não só tinham um mapa que seria incluído no game, como o código quase completo num disquete.

Os criadores haviam simplesmente esquecido completamente do game. Com ajuda do programador Lukasz Kur, conseguiram transformar o apanhado de dados em algo jogável, e melhor: grátis. Lukasz adicionou novos modos, incluindo para 2 jogadores e opções como vidas infinitas e idiomas. Tem até português!

Wonderland Dizzy

Não tem cartucho, mas é só chegar até o site oficial, baixar a ROM e mandar bala no seu emulador favorito. Ou se preferir, jogar diretamente no emulador do site.

Se você for fã, aproveite porque quase certamente é a última vez que a turma ovoide dará as caras para a humanidade. Segundo Philip em entrevista ao Eurogamer, a chance de futuras revisitas à série são "mínimas", já que apesar do fechamento da Blitz Games, os gêmeos estão trabalhando em SkySaga.

Artigo anteriorTransição 3D da Nintendo e os choques de geração
Próximo artigoIncríveis pinturas e customizações de Nintendo 64
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO