Comprar na Steam com saldo PayPal em reais? Ô coitado

A pequena grande epopeia para pagar uma mísera conta de 30 reais na Steam usando nosso querido Real.
Por: Daniel Lemes
16
2964

Atualização: sei que posso transferir o saldo do PayPal para minha conta bancária, ou que podia ter usado um cartão pré-pago, etc. O ponto do post é se seria possível comprar na Steam com saldo PayPal em reais, sem vincular cartão.

Todo mundo sabe que a Steam é a escolha número 1 para comprar jogos em formato digital, com todas as facilidades inerentes ao sistema. E também sabemos que 9 em cada 10 brasileiros (números confiáveis do Tabajara Research Center) adoram um cartão de crédito. Rico, pobre, executivo, freelancer, desempregado, estudante, não importa: sempre tem um plano na medida. E quem não gosta ou não pode usar por qualquer razão, ainda conta com os cartões pré-pagos.

Mas perdidos nesse culto aos cartões, existem rebelados / excluídos, resistentes ao crédito "fácil". Não gostam, não podem ter? São neuróticos com controle de finanças, perderam o controle um dia e agora preferem débito ou boleto? Ou apenas conservadores alheios ao dinheiro de plástico? Tanto faz: párias da sociedade, ninguém entende os estranhos indivíduos e suas motivações bizarras. Como são, onde vivem, o que comem?

Sou um desses. Nunca tive cartão de crédito, nunca fiz questão de ter, me esquivando das investidas quase religiosas de bancos. Baseio meus pagamentos em débito, dinheiro e boletos. Assim, sei como é dureza quando serviços que deveriam facilitar sua vida, parecem querer te levar para o lado de lá da força.

Boleto é uma maravilha. Você paga sabendo exatamente quanto, sem gastos inesperados ou por impulso. Devia ser tratamento obrigatório para gastadores compulsivos. Só que às vezes a gente quer fazer um pagamento rápido — caso das promoções — ou operações em outras moedas sem complicação, e é onde entra o PayPal.

Faz tempo que a Steam anuncia seus produtos em português, com preços em moeda local. Logo, seria natural esperar que aceitassem moeda local em qualquer condição. Nunca tinha feito compra com débito de saldo do PayPal, mas esse fim de semana resolvi aproveitar uma das promoções típicas para experimentar o processo.

Foi um caos.

grid-autosport-complete

O jogo foi Grid Autosport na versão Complete, com todos os conteúdos adicionais, por R$30,99 — 75% de desconto; aliás, tinha vários jogos de corrida com bons preços. Velhinho? Tem dois anos de lançado, mas quem liga? A Codemasters anda muito preocupada com Dirt e F1, então pra quem gosta da série e de "falsos simuladores" (bem mais arcade), é o que há.

Como tinha uma sobra no PayPal, uns 40 reais, falei "ok, vamos ver como funciona". O procedimento ia tranquilo; escolhi o pagamento via PayPal, a Steam redirecionou para o PayPal completar, e foi onde começou a zica.

Antes, eu tinha registrado lá no PayPal um cartão pré-pago que usei para algo que nem lembro mais, então passei dessa "fase", mas veio o aviso:

"Sua compra não foi concluída. O serviço de pagamentos comunicou um problema com a fonte de fundos associada à sua conta. Por favor, selecione uma forma de pagamento diferente ou atualize sua fonte de fundos no PayPal e tente novamente."

fonte-de-fundos-comunicou-um-problema-steam-paypal

Pensei "ferrou". Comprei na madrugada da segunda, com a promoção acabando, mas pelo menos a Steam salva os dados do carrinho caso a operação falhe, então pude tentar no dia seguinte com o mesmo valor.

A primeira coisa que imaginei foi alterar a moeda padrão na conta do PayPal. Meu saldo era quase todo em real e só uns centavos em dólar, então tentei com a moeda padrão em real. Nada feito. Alterei para dólar, nada. Loja na região Brasil e PayPal em real, nada.

Fui procurar os termos da Steam sobre pagamentos, e não vi qualquer restrição sobre ter ou não cartão, ou qual a moeda do comprador:

"Para fazer um pagamento com PayPal sem ter um cartão de crédito vinculado à sua conta do PayPal, você deve ter a quantia total da compra no saldo da sua conta do PayPal."

Legal, é exatamente meu caso, então por que diabos o pagamento não é concluído? Foi o que perguntei (não assim, claro) ao suporte da Steam. A resposta foi basicamente pra eu me virar com o PayPal porque não é problema deles:

"Infelizmente, nós não podemos oferecer suporte para a sua conta PayPal."

steam-suporte

Oras, eu sei que o Suporte Steam não é o Suporte PayPal. Queria saber é porque a Steam não aceitou meu saldo em reais. Ficou subentendido, logo, que o problema era com o PayPal.

Em todo caso, já estava tentando falar também com o PayPal, tanto pelo site quanto pelo chat da página no Facebook (que demora pra responder, mas geralmente resolve). Pelo chat, fui informado que a conta PayPal de recebimento da Steam é estrangeira, logo não aceita envios em real.

Isso não é estranho? A principal vantagem do PayPal seria exatamente pagar e receber em qualquer moeda, mas pra isso não serve? Então do que me adianta o PayPal? (O trecho de chat abaixo foi editado por questão de espaço.)

chat-paypal-steam

O mais estranho pra mim é que muita gente relata comprar na Steam com saldo em reais. E também o fato da Steam ter toda a interface em português, preços na moeda local, mas não informar que não aceita real.

 

Atualização 06/10/16: e a trama se complica...

steam-aceita-real

Segundo o suporte da Steam, a loja aceita sim pagamento em reais. Então, só pode ser coisa do PayPal, agora o porquê, só eles pra responderem.

 

Tem algo errado aí, fora um pequeno jogo de empurra: PayPal diz que a culpa é da conta Steam ser estrangeira, e Steam diz de forma lacônica que eu tenho que resolver com o PayPal. Quem é o culpado: Steam por anunciar em reais e não aceitar a moeda, ou o PayPal por não converter o saldo em moeda estrangeira?

A última tentativa foi remover aquele cartão que não usava mais, pois apesar do PayPal dizer que qualquer valor seria automaticamente tirado do saldo, talvez fosse o problema. Piorou, pois agora o PayPal simplesmente exige que eu forneça dados de um cartão, como se fosse mesmo um pagamento internacional:

steam-paypal-exige-cartao

Amigos, não quero registrar cartão, nem quero cartão. Só quero pagar essa merreca usando o saldo que tenho aí. É tão difícil?

PagSeguro: mais confusão

Como tinha saldo no PagSeguro, tentei também por lá. Mesmo procedimento inicial, redirecionamento, e : de cara já sou jogado num outro site, o BoaCompra, que vai intermediar o pagamento.

Pra quê? Se o cliente tem a conta do PagSeguro, por que não faz o débito direto de lá? Como essas empresas gostam de complicar...

Não bastasse isso, o serviço informa que a LOJA, nossa estimada Steam, tem os pagamentos com Boleto, Débito online: desativados para esta loja.

Ou seja: se quiser comprar com o saldo do PagSeguro e não vinculou seu cartão de crédito, você não pode, porque só aceitam transferência ou cartão (abaixo, imagem editada por questão de espaço, mas dados inalterados).

boacompra-steam

Uma forma de pagar seria um "bem bolado" de compras e vendas: com o saldo do PayPal comprar Créditos Gold, e com eles pagar a Steam. Só que para comprar os créditos, o BC também exige o AMALDIÇOADO do cartão ???.

Então ou você paga com boleto, ou... dane-se com seu saldo que não serve.

Também pedi ajuda ao suporte do PagSeguro:

"Olá, estou tentando completar uma compra na loja Steampowered (Steam). Ela me redireciona para o BoaCompra. Não uso cartão de crédito, quero pagar com o saldo do PagSeguro, mas aparece um aviso de "Boleto, Débito online: desabilitado para esta loja", logo não consigo completar o pagamento. O que acontece, podem resolver? Obrigado."

E a resposta foi:

"Informamos que para as contas do tipo V (vendedor) e E (empresarial) que desejam fazer compras/pagamentos para vendedores das categorias:

  • Conteúdo Adulto
  • Jogos, Lazer e Divertimento
  • Jogos Online

NÃO terão a opção de pagar com saldo. Para que consiga fazer o pagamento, será necessário criar um cadastro de comprador (Conta tipo P), selecionando a opção: "Crie sua conta" na aba "Comprar" no site do PagSeguro.

Lembrando de utilizar outro e-mail que não seja cadastro no PagSeguro pois, não é possível ter 2 cadastro o mesmo e-mail."

Pois que seja, afinal minha conta do PagSeguro é de vendedor. Não entendo o motivo da limitação, mas vá lá. Criei outra conta com outro e-mail, conta de comprador. Transferi valor suficiente da conta de Vendedor para a de Comprador pagar a Steam.

Pensei que, por ser transferência entre contas PagSeguro, não haveria burocracia ou demora, mas:

demora-pagseguro-transferencia

Como diria o Earthworm Jim, "Oh, yeah". Um mês pra transferir saldo entre duas contas PagSeguro. Se eu quiser pagar, serei OBRIGADO a fazer um boleto.

Obrigado por nada às partes. Do que me servem, afinal?

 

Se você sabe outro método pra tirar o NOSSO dinheiro desses sites e usar na Steam, deixe seu recado, deve ajudar muita gente.

Atualização: fucei em todo tipo de serviço online, e nenhum foi capaz de resolver a questão de gastar o saldo em reais do PayPal. A Steam desistiu da assistência em português e passou a me atender em inglês, só pra dizer que eu teria que usar cartão internacional ou "outro método". Fui OBRIGADO a fazer boleto, que não era o método desejado. E pior é que tem um valor adicional não especificado (cerca de R$1,50), sendo que o CDC proíbe taxa por boleto — já consegui devolução de valores de outra empresa por causa disso.

PayPal, PagSeguro e outros precisam melhorar muito, hein? Menos burocracia, amigos.

Artigo anteriorA beta de Streets of Rage 2 e influências de Street Fighter
Próximo artigoEmulação: download e configuração do RetroArch
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

16 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. Me ajude, por favor.
    Estou com saldo no PayPal e gostaria de realizar compras em sites nacional apenas com esse saldo. Hj, sei que é possível adicionar tanto cartão de crédito quanto a conta bancária, minha dúvida é qual dos dois devo adicionar sendo que pretendo usar apenas o que está disponível na conta...

  2. Existe uma maneira de fazer essa transação. Na Steam, na hora do pagamento (pelo menos pra colocar fundos na carteira), selecione "Banco do Brasil online", e continue. Ele vai pedir pra continuar pelo BoaCompra. Depois de selecionar o país, ao lado vão ter as opções de pagamento, e aí vc seleciona o PayPal, que vai te permitir usar o saldo em reais na sua conta. Uma bagunça, mas funciona.

  3. Artigo antigo mas acho que vale a pena esclarecer umas coisas.

    1. O Paypal de fato só permite usar o saldo em compras se ele já estiver na moeda que o vendedor utiliza. No seu caso você tinha saldo em reais, ele precisaria ser convertido para saldo em dólares - o Paypal permite que sua carteira tenha múltiplas moedas simultaneamente - para que ele pudesse ser usado na Steam.

    O problema é que o Paypal não permite conversão direta de moedas (câmbio). Suas opções seriam transferir esse dinheiro em reais pra alguém que tenha dólares, e esse alguém lhe transferir dólares. A única conversão que o Paypal permite seria sacar para o seu banco, ou seja, se você tem saldo em dólares você poderia mandar pro seu banco e eles converteriam pra reais.

    Realmente, o Paypal poderia melhorar isso. Mas eu não acho que eles estão interessados. E outra: mesmo que resolvessem, eles ainda precisariam adicionar uma função para 'carregar saldo na conta' pois no momento a única forma de colocar dinheiro no Paypal é cobrando alguém - e essa cobrança só poderia ser paga com cartão de crédito (já que no momento eles não aceitam boleto).

    2. A Steam é uma empresa americana, sendo assim eles processam os pagamentos em dólares (ou outra moeda) e a exibição dos preços em reais é uma mera conveniência pro comprador. A mesma coisa se aplica a Google Play, Microsoft Store, iTunes, Netflix, Spotify, etc.

    Lembro de ver no site da Microsoft, próximo às áreas de compra, alguns avisos falando de que o preço em reais é simplesmente conveniência, que o valor é aproximado e que não haverá emissão de NF-e.

    3. Em compras internacionais com cartão de crédito a loja envia a transação na moeda de sua preferência, a bandeira (Visa/Mastercard/etc) converte isso para dólares usando a cotação do dia da compra, e o banco do cliente converte o valor em dólares para a moeda local (no nosso caso, reais) usando a cotação do dia do pagamento da fatura.

    Ocorre que essas lojas estavam exibindo os preços em reais e enviando as transações em reais, e isso gerava uma conversão para dólares e depois uma nova conversão para reais (por ser uma transação internacional). Os clientes não compreendiam esta situação e, aparentemente, passaram a reclamar das pequenas diferenças de valor causadas por essa dupla conversão. Sendo assim os bancos optaram por proibir transações internacionais em reais. Com isso, a loja pode até exibir os preços em reais, mas provavelmente ela vai te mostrar, antes de compra, o preço em dólares ou algo assim.

    ---

    Infelizmente o melhor jeito de comprar lá fora pagando em reais aqui é mesmo usando cartões pré-pagos. Todo saldo que eu recebo via Paypal eu já transfiro pro meu banco pois raramente ele poderá ser usado (nas coisas que eu preciso usar, pelo menos).

    • Sim, agora imagine que você quer pagar uma conta de valor baixíssimo com a do caso. Aí teria que fazer uma operação de câmbio, que os bancos em geral cobram valores absurdos. E o que mais me causou estranheza foi o suporte do Steam afirmar que são aceitos pagamentos na moeda local.

  4. Incrivel o autor criar uma materia dessas para culpar duas empresas como Steam e PayPal, quando na verdade o próprio autor não conhece o que acontece no seu país. O BRASIL PASSOU A BLOQUEAR TRANSAÇÕES EM REAIS ORIGINADAS DE OUTROS PAISES EM 2013 !!!! POVO ALIENADO!

    • a sua vinda e comentário, foram totalmente desnecessários. Primeiro que ninguém é alienado porque não conhece uma informação, (baixa a bola atacante do Real Madri) e segundo que tudo o que ele falou é verdade e todo esse sistema de cartões dificulta ao máximo nossa experiência com cartões, independente de realizarem ou não o cambio automático, em resumo o sistema é uma bosta mesmo! não venha bancar o "baba ovo" da Steam, eles precisam melhorar e muito, começando por um novo método de pagamento específico de cada região.

  5. Há algum tempo eu cai na bobagem de colocar dinheiro no Pagseguro, pois acreditei que como muitos sites utilizam ele como intermediário pra venda, eu poderia facilitar já possuindo saldo, evitando problemas com cartão de crédito ou boletos. Conclusão que muitos sites possuem a informação "Boleto, Débito online: desabilitado para esta loja" e simplesmente até hoje não consegui usar o saldo na minha conta Pagseguro, porque se é pra usar um cartão internacional, eu uso o Acesso que é basicamente só carregar e usar.

  6. Olá Daniel!

    Acho que você aproveitou tarde a promoção, tem sempre que pensar que pode ocorrer um imprevisto rsrs.

    Já tive problemas com cartão pré-pago que uso, mas ai uso debito online do banco ou cartão de credito.

    No seu caso você tentou adicionar fundos na sua conta steam? Podia também ter comprado um Cartão pré-pago steam que adiciona fundos na sua conta.Se iria usar essa saldo na sua conta paypal para comprar jogos em promoção seria bom já ter adicionado nos fundos da sua conta steam para evitar essas dores de cabeça rsrs.

    Já comprei com:
    Cartão pré-pago da NETELLER
    Cartão de Credito nacional e Internacional
    Debito online do Itau
    Saldo em DÓLAR do paypal
    Fundos da conta steam

    Agora você já fica prevenido para que isso não ocorra de novo é muito chato quando isso ocorre, principalmente quando vemos que a promoção só tem mais um dia 🙁 .

    Abraço!

    • E aí Rafael, tranquilo?

      Nem foi tarde, porque mesmo nas últimas horas, eles salvam o carrinho por 72 horas. Eu entendi que tem esses outros métodos, com cartão pré-pago, boleto (que vou usar) e etc, mas eu queria usar ESSE método do PayPal. Parece que o defeito, no caso, é do PayPal em não fazer a conversão.

  7. Fogo isso né amigo mas cara... retira teu saldo do PayPal ou PagSeguro para sua conta bancária e paga por boleto! Já terias completado a operação a milênios! Mas te entendo.... deveria existir uma solução mais simples, no entanto, o problema é relacionado ao nosso Governo que iria tributar em muito o PayPal e o PagSeguro pela intermediação da compra. Além do mais, para lidar com troca de câmbio, apenas casas de câmbio autorizadas e não é o caso nem do PayPal nem do PagSeguro. Vc só pode comprar em dolar usando o PayPal se for com um cartão INTERNACIONAL. Eles não fazem a troca de câmbio infelizmente. Eu como sou parecido com vc e não tenho cartão de crédito, me quebro todo para comprar no eBay porque tenho que vender algo lá para ganhar saldo EM DOLAR no PayPal para poder pagar minhas compras de fora também em Dolar.

    • Sim, posso fazer isso, já tirei muito saldo e passei pra conta. Mas o ponto é que eu queria fazer o negócio diretamente através do PayPal, como muita gente diz que já fez. Se for pra ter esse trabalho todo, melhor carregar um cartão pré-pago. O PayPal precisa ser mais ágil nesse tipo de negócio, senão a serventia diminui.

  8. Interessante é que algo parecido aconteceu com meu paypal... Minha conta ficou associada a um antigo cartão em que eu possuo um débito e agora não posso usar meu saldo em crédito lá a menos que eu forneça outro cartão...

DEIXE UM COMENTÁRIO