Snes9xBR – emulador de Super Nintendo em português

O Snes9x é um emulador portátil e gratuito (freeware) para Super Nintendo Entertainment System (SNES) e Super Famicom. Ele basicamente permite que você jogue a maioria dos games desenhados para o SNES e Super Famicom em seu computador. Os games compatíveis incluem algumas pérolas lançadas só no Japão e homebrews.

Nota: a versão abordada aqui ainda não tem ports para Mac ou Linux, sendo exclusivo para Windows. Se você é usuários desses sistemas, terá que usar o original em inglês, por enquanto.

O projeto foi fundado por Gary Henderson e Jerremy Koot como uma colaboração de suas primeiras tentativas de emular o SNES (Snes96 e Snes97). Ao longo dos anos, o projeto cresceu e foi atraindo alguns dos maiores talentos na comunidade de emulação (ao menos dos interessados no SNES).

Sobre o Snes9xBR

Não existem versões em outros idiomas além do inglês, suportadas pelos atuais detentores do projeto original, então na falta de alguém disponível, resolvi "meter as caras" e tentar eu mesmo produzir uma boa adaptação do Snes9x para português . O resultado é o Snes9xBR.

1.51 Mb, formato .zip

Diferenças: além do óbvio (o idioma de interface), o emulador é o mesmo que sua origem em inglês. Suporta os mesmos dispositivos, comandos, filtros e ajustes, jogos e emulação de periféricos.

No que ele difere de outras traduções: não foi usada uma ferramenta de edição de resources, mas traduzido direto no código-fonte e depois recompilado. Só assim para alcançar partes mais "profundas" do código como as mensagens na tela e vários comandos inacessíveis por outros métodos.

Aos eventuais programadores presentes: se você conhece um pouco (ou bastante) de C++, Visual Studio, compiladores em geral e demais bruxarias, e quiser participar ajudando a refinar o emulador, e quem sabe até aplicar melhorias, entre em contato, terei prazer em passar o código-fonte pra gente mais capacitada que eu, que tive bastante dificuldade na tradução-compilação.

Instalação (?)

Usar emuladores é bastante fácil, e o Snes9xBR, mais ainda, pois dispensa instalação: basta descompactar, executar o "snes9xbr.exe"...

snes9xbr exe
Execute este arquivo e... Só isso!

Dependendo do seu sistema, pode ser que surja uma janela de aviso de segurança do SmartFilter. A ferramenta é legal, obrigado Microsoft!, mas nesse caso, não ajuda em nada, só está bloqueando um software porque ele não tem certas características.

Pode ficar tranquilo porque não tem spyware, vírus e nem outras bombas secretas: caso veja a mensagem, clique em "Mais informações" e depois no botão "Executar Assim Mesmo". Algo mais ou menos assim (editei esse no Photoshop porque na minha máquina não apareceu nada):

Windows Smartscreen

Não se acostume a fazer isso com outros programas, ou poderá abrir caminho para softwares mal-intencionados.

Ao iniciar o emulador, você verá algo assim:

snes9xbr inicio
Tela inicial do emulador

Ao abrir o emulador pela primeira vez, ele vai criar algumas pastas para armazenas capturas de tela e pontos de salvamento, então você deve mantê-lo num local que permita escrita (ou seja, uma pasta do seu computador com permissão para isso — se o emulador estiver num CD ou SDCard bloqueado, por exemplo, não será possível fazer nada disso).

Já publiquei aqui no Memória BIT um artigo detalhado sobre o Snes9x em inglês, mas vejamos aqui as funções básicas de forma bem simplificada.

Como jogar?

Para jogar, você vai precisar de ROMs.

"E que vem a ser uma ROM?", alguém pergunta. Da forma mais resumida possível, já que detalhes não devem interessar muito pra quem só quer jogar: são as informações do cartucho convertidas num arquivo que o emulador consegue ler. Ou seja: é como se fosse um cartucho do SNES, mas num arquivo.

Nota legal: você só pode usar um arquivo ROM se foi extraído do seu cartucho, como forma de jogar mantendo o cart guardado como "backup de segurança". É ilegal baixar ROMs, mesmo que você tenha o cartucho.

Coloque ROMs de jogos numa pasta de seu PC, onde achar mais conveniente. Uma boa opção será uma pasta chamada "ROMs" junto com o emulador.

ROMs podem estar compactadas em formatos como zip e gzip, desde que dentro do arquivo exista só uma ROM! Arquivos com múltiplos games no mesmo "pacote" não são aceitos pelo emulador. ROMs descompactadas podem ter alguns formatos, sendo o mais conhecido, o .smc.

Veja alguns arquivos reconhecidos pelo emulador (janela padrão do comando Abrir): .gz, .zip e .smc.

snes9xbr formatos

Iniciando o game: no menu Arquivo > Carregar Game... Será aberta uma janela do Explorer para você buscar sua ROM favorita. Confirme e o jogo é imediatamente iniciado, se a ROM não tiver nenhum problema.

snes9xbr mortal kombat

Controles: se você joga com o teclado, os comandos são o padrão (podem ser alterados, calma que a gente chega lá):

Direcional: setas do teclado
Y: tecla X
B: tecla C
X: tecla D
A: tecla V
L: tecla A
R: tecla S
Select: Enter
Start: Espaço

Mudando os controles: não gostou da configuração padrão? Siga ao menu Entrada > Configuração de Entrada... Ali você pode alterar todos os comandos para deixar como preferir. É só clicar no primeiro campo "CM, de CIMA" e apertar a tecla que prefere para a função; o campo automaticamente muda para o seguinte, e siga assim até completar seu ajuste pessoal.

snes9xbr configuracao de entrada
Clique no primeiro campo, quando estiver verde pressione a tecla para a função. O foco muda para o campo seguinte, então pressione a próxima tecla, e assim por diante.

Usando controles "reais": você pode usar qualquer controle reconhecido pelo Windows, como os ligados a portas USB.  Se preciso, faça a calibração prévia pelo diálogo do próprio sistema — com o controle conectado e ocasionais drivers instalados, siga ao Painel de Controle > Hardware e Impressoras, clicando com o botão direito sobre Gamepad para acessar os ajustes do sistema.

snes9xbr gamepad windows

Com o controle já instalado e reconhecido pelo Windows, inicie o Snes9xBR, siga à Configuração de Entrada mostrada antes e defina os comandos: com o mouse, clique no primeiro campo e no controle, coloque para cima; no segundo, "EQ", direcione para a esquerda, e siga assim até o fim.

snes9x controle configurado
Controle (reconhecido como J0, ou Joystick Zero), já configurado nos controles do Snes9xBR.

Salvando games: como no SNES, você pode salvar seus progressos nos games: apesar de não haver a bateria dos cartuchos, ela é emulada também, e os dados do save guardados num arquivo (será salvo numa pasta junto com o emulador).

Se preferir, pode usar os salvamentos do próprio emulador pelo menu Arquivo > Salvar Posição... Será criado um "arquivo de congelamento" do seu ponto exato, seja no meio de um salto, na tela de apresentação ou game over, não importa; escolha um dos slots disponíveis para salvar, e para retomar o game do mesmo lugar, use a opção do menu Arquivo > Carregar Posição...

Ajustes de vídeo e som

Ajustes de som: no menu Som, você pode acessar opções para modificar o comportamento padrão do emulador. Em Canais, por exemplo, podemos desligar de 1 até todos os canais de áudio do SNES. É provável que você nunca precise mexer nessas opções.

Ajustes de vídeo: ali tem coisa interessante para alterar. Em Vídeo > Configurações de Exibição, podemos mudar o método de saída da imagem (Direct3D, OpenGl), definir Filtragem Bilinear, salto de frames (frame skipping) e muito mais.

Os principais:

Filtragem Bilinear:  uma técnica básica em todo emulador para suavizar pixels, que ficam aparentes em monitores modernos e incomodam alguns jogadores (lembre-se que jogos antigos foram projetados para exibição em telas de resolução muito inferior).

Pulo de Frames:  mantenha em Auto para permitir que o Snes9xBR determine quantos frames não são renderizados, para garantir sempre uma animação fluida.

Processamento de Imagem: ali estão os vários filtros, que simulam desde linhas de resolução (scanlines) até modos de saída como Vídeo Composto e S-Video. Escolha a que mais lhe agradar e se um jogo estiver carregado, a alteração é visível imediatamente.

snes9xbr filtros
Alguns filtros de imagem do Snes9xBR

Ferramentas

Entre as várias ferramentas do Snes9xBR: gravação de vídeos no formato AVI, capturas de tela em formato PNG (com desligamento opcional de camadas de background e/ou sprites), aplicação de cheats de Game Genie e procura de novos, etc.

Criando vídeos: para salvar vídeos no formato AVI, siga ao menu Arquivo > Iniciar Gravação AVI. Para encerrar a gravação, opção Arquivo > Parar Gravação.

Capturas de tela e áudio: em Arquivo > Salvar Outro, você pode salvar um instantâneo da tela (também acessível pressionando F12) e músicas dos games no formato .SPC: quando o game estiver no trecho em que a música toca, siga ao menu e clique em Dados SPC. O emulador captura a faixa e salva na pasta SPCs (na raíz do emulador). Para tocar os arquivos no seu media player favorito, baixe o plugin (pesquise por aí [seu media player] spc plugin).

Para saber mais sobre o emulador, recomendo que leia o arquivo de ajuda que o acompanha (manual.chm) e principalmente, leia nosso post anterior sobre a versão em inglês.

F.A.Q.

P: Quem é o autor do Snes9x, vocês?
R: Leia os primeiros parágrafos desta página.

P: Se não são donos do software, não podem lançar a versão! Estão pagando aos autores?
R: O código-fonte, assim como o programa, é distribuído em licença freeware para uso pessoal. Qualquer pessoa pode "usar, copiar, modificar e / ou distribuir o Snes9x tanto na forma de código ou binária, com fins não-comerciais", como diz a licença.

P: Então posso usar esse programa na minha loja? Incluir no meu pacote de vendas? Na minha revista? ETC?
R: Não pode ser vendido de forma alguma, nem sozinho ou como parte de outros produtos, nem gerar renda direta ou promover produtos e serviços.

P: Mas vi um programa derivado sendo vendido como aplicativo numa loja.
R: Quem fez isso está sacaneando os autores do projeto. Não compre.

P: A ferramenta [tal] é diferente do emulador original, por quê?
R: Essa versão não tem obrigação de ser idêntica. O ideal, claro, é manter todas as funções, mas pode acontecer de algo ser tirado ou adicionado com o passar do tempo.

P: Por que a versão é para 32-bit e não 64-bit?
R: Não tive tempo ainda para fazer ambas. Talvez mais pra frente. De qualquer forma, a versão 32-bit vai rodar perfeitamente bem no seu sistema 64-bit, fique tranquilo.

P: Quando vão lançar a versão [insira aqui qualquer versão]?
R: Não sei, provavelmente nunca, talvez mês que vem. Se souber de algo, aviso nesta página.

P: Que programa usaram para compilar?
R: O código é distribuído como projeto de C++ para Visual Studio, mas outros devem servir. Usei o Visual Studio 2013 Professional.

P: Poderiam me ensinar como compilar? Tentei outras vezes e não consegui.
R: Passo a passo, não, mas se precisar de alguma dica e estiver a nosso alcance, não tem problema. Mas não espere uma aula.

P: Onde consigo o código-fonte do emulador?
R: No GitHub, aqui.

P: Posso contribuir com alguma coisa?
R: Sim, se quiser tomar parte, entre em contato. Como disse, não sou exatamente profissional, então deve ter gente mais capacitada que eu para melhorar o emulador em português.

P: Tenho outras perguntas.
R: Pergunte nos comentários; não envie e-mails pois talvez eu não os receba, ou não saiba responder. Deixando a mensagem pública alguém mais experiente pode resolver seu problema.

 

Log da adaptação

Versão 0.1.0715 (alfa release)
Lançamento: 23/07/2015
Código-base: Snes9x 1.53