ROM mostra como ficaria Maldita Castilla para Mega Drive

Ghouls'n Ghosts é um dos games mais importantes do Mega Drive. Adaptado para o videogame da Sega logo em seus primeiros anos, de forma impecável, foi um hit e o ajudou a consolidar a fama de "arcade em casa". Um clássico.

Mas com raras exceções como spin-offs e sequências como Super Ghouls'n Ghosts e os Gargoyles, seu estilo peculiar de plataformas e o tema "cavaleiro x demônio" não teve muitos filhotes; não houve "clones" de alto nível.

Quase trinta anos depois, isso pode mudar um pouco. O desenvolvedor indie espanhol Locomalito, lançou em 2012 Maldita Castilla (disponivel para Windows, Linux e Ouya). É uma homenagem, por assim dizer, ao velho sucesso da Capcom, na jogabilidade, visual e ambiente: inimigos brotando do chão, zumbis, tumbas, baús, lanças, armaduras e bichos infernais aos montes — só que em vez de resgatar uma dama, os cavaleiros lutam pelo Reino de Castilla (ou Castela) contra a horda demoníaca.

Mesmo sendo clone, é um clone de respeito, com visual pixelado 2D e trilha chiptune, bacana demais; passaria tranquilo como um bom game da época. Não tem aquela aparência de coisa moderna "inspirada" mas cheia de modernices que estragam a nostalgia de leve. Se quiser experimentar, baixe o jogo aqui, é freeware. Ou confira antes o vídeo promocional:

Se você é fã das velharias e curtiu, a boa notícia é que talvez um dia veja Maldita Castilla para Mega Drive. A ROM de um teste por Pocket_Lucho (Luis Miguel Mayor, desenvolvedor de Oh Mummy! Genesis, versão de um velho game de Amstrad CPC) circula desde abril. Nem é jogável, mas dá pra ver algo do andamento, se é que ele continua...

Não tem sistema de colisão (o personagem passa direto pelas plataformas), mas está lá o design do primeiro nível, alguns efeitos de paralaxe de cenário e o herói; também não tem os inimigos. A música está fidelíssima.

Maldita Castilla windows mega drive
Versão original (rodando em PC Windows) e a ROM divulgada para Mega Drive no Kega Fusion

Seria fantástico se lançado em mídia física, mas por ora não tem previsão — o site do desenvolvedor não toca no assunto (a atualização mais recente diz que está ocupado com seus projetos The Curse of IssyosStar Guardian), o que me faz pensar que ele não participa de forma alguma. Em todo caso, vou continuar de olho.

Atualização 08/07: falei com o Locomalito pelo Twitter ele confirmou que realmente a demo não é um projeto dele, mas de "alguns caras, mas  já tem algumas pessoas interessadas em desenvolver".

Vamos torcer pra que dê certo!

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, quase mil artigos publicados em dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

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