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The Activision Decathlon: o destruidor de joysticks

No tempo de games tão simples, Decathlon vinha com dez modalidades olímpicas. Pena que acabava com os controles.
Por: Daniel Lemes
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O grande trunfo do Atari 2600 foi levar uma diversão simples e universal para os lares. Muita gente tem saudade daquele tempo porque a vovó jogava com o neto, a mãe jogava com o filho, todo mundo sem dificuldade, sem controles complicados - era o que a tecnologia permitia.

Se por um lado hoje parece pobre ter um mísero botão de disparo e um direcional, por outro a simplicidade era mais acessível. Já não é tão comum vovós que se interessem em aprender a usar L2 + R2 ou menos ainda a usar WASD para controlar.

Aliás, tal simplicidade mostra ainda hoje que funciona, veja casos de Angry Birds e Flappy Bird...

Foi nessa geração de personagens quadrados e que quase sempre estavam presos a uma jogabilidade repetitiva, baseada em obter pontos até morrer, que apareceu The Activision Decathlon, um jogo ousado, com dez categorias olímpicas. Produzido pela sempre criativa Activision, foi mais um dos que revelaram poderes que pouca gente acreditava que o 2600 tinha.

Bom sim, mas acabaria marcado pra sempre por sua pior característica: destruidor de controles. Como assim?

Activision Decathlon

Gráficos

Feito por David Crane, o mesmo de Pitfall!, o jogo mantêm o conhecido padrão 2600 "pós-Activision" — ou seja, melhor que os quadrados e monocromáticos da "Era Pong". O personagem é pequeno e o desenho do cenário é o básico, com algumas retas representando a arquibancada e a pista, e uns quadrados sendo pessoas e refletores. O céu lembra o de Seaquest, com o degradê bacana de um belo fim de tarde.

Nosso atleta, não por coincidência, lembra bastante o Harry do Pitfall; sim, personagens do 2600 são todos quadrados, mas ainda assim acho que guarda uma semelhança em especial!

Claro que o fato de toda ação estar na pista de atletismo colabora com o minimalismo gráfico, quem precisava de mais? Por outro lado, o melhor são as animações do atleta, que corre, salta e atira objetos com suavidade. Repare que ele tem sombra, coisa rara nos jogos de 2600. Nesse visual bem limpo e de boa animação nota-se o capricho de Crane e da Activision; não foi à toa o sucesso da companhia na 2ª geração.

Som e efeitos

Raridade no 2600, Decathlon tem introdução, com uma música dessas que você vai assobiar logo depois de ouvir. É bacaninha e pegajosa, perfeita pra ser lembrada por gerações. Ainda bem que não tem música durante os eventos, provavelmente seria uma chateação.

Demais efeitos sonoros são quase zero: só o barulho dos passos do atleta, e um sinal sonoro quando se consegue placar superior a 1000 pontos numa categoria. Tudo bem, não dava pra exigir mais que isso, como sons de torcida ou coisas só possíveis a partir dos 8-bit.

Controles e jogabilidade

Controle quebrado de Atari 2600
O famoso anel plástico da base do joystick do Atari 2600, que era destruído com frequência durante jogadas mais empolgadas de Decathlon. Foto: Robotrom

Os controles se resumem a mover o joystick como um louco, da esquerda pra direita, e às vezes apertar o botão para realizar alguma ação como saltar ou arremessar discos e dardos. É um tanto cansativo, embora divertido e desafiador, porque inclui um elemento realmente físico: você vai sentir o braço cansado depois de alguns bons minutos jogando Decathlon. Algumas provas são extremamente cansativas, de ficar com o braço dolorido. É melhor usar um controle velhinho, pelo qual você não tenha muita consideração, pois era normal vê-los destruídos graças aos movimentos frenéticos que o game exige.

Segundo o manual, o negócio não é exatamente mover o direcional como desesperado, mas sim manter um ritmo constante. Eu acho besteira — negócio é tacar o pau, quebrar o controle e ficar com câimbra mesmo. Outro ponto importante é ter atenção ao momento de realizar ações nas provas de barreira, saltos e lançamentos, para evitar queimar a tentativa.

O lance de ter um "falso" modo 4-jogadores (não simultâneos, e com o mesmo controle, um de cada vez), também é um barato, pois permite mais gente envolvida, tentando obter marcas melhores que o outro. É tranquilamente um dos games "multiplayer" mais divertidos do 2600.

As provas são:

  1. 100 metros rasos - pra você correr pra car***o, já ir ficando com o braço dolorido e começar a estragar seu joystick. É só uma amostra do que te espera no resto do decatlo: basta correr.
  2. Salto em distância - começa a esquentar, agora precisa correr pra car***o e também saltar: aperte o botão antes da marca para não queimar a tentativa.
  3. Salto em altura - é o mesmo princípio para os dois saltos, só muda a animação e a distância da corrida.
  4. Arremesso de peso - a distância para "correr" (no caso, é um movimento esquisito) é bem pequena, então é preciso cuidado para não queimar as tentativas.
  5. 400 metros rasos - a mesma simplicidade dos 100 metros, só vai cansar seu braço quatro vezes mais.
  6. 110 metros com barreiras - talvez a prova mais chatinha, pois tem que saltar na hora certa enquanto continua agredindo seu joystick. São 10 obstáculos.
  7. Lançamento de disco - bem parecido com o arremesso de peso, mas dá um pouco mais de espaço para correr antes do lançamento.
  8. Salto com vara - a prova mais complexa, envolve corrida, depois dois momentos com o botão - um para fincar a vara na marca no momento certo (se errar, ele passa correndo) e outro para soltá-la e vencer o travessão. Cuidado para não ficar com a vara na mão ( ͡° ͜ʖ ͡°) nem largá-la muito tarde, ou ela bate no travessão e invalida o salto.
  9. Lançamento de dardo - também na linha dos outros lançamentos, com bastante espaço pra correr, e uma bela animação do dardo voando.
  10. 1500 metros - a prova insuportável e cansativa, quase 4 minutos movendo o controle, sem outra interação. Até a marca dos 1300 metros é uma correria tranquila, mas depois a barra do movimento exige mais velocidade para manter-se no topo — e você com o braço já cansado tem que aumentar o movimento.

Acabou, ainda bem...

"Os melhores tempos de David Crane", tirados do manual do jogo. Se você bater o criador, parabéns, sinta-se o bonzão ou boazona do Decathlon (não são lá muito difíceis, bati alguns facilmente aqui no emulador):

  • 100 metros - 10.29 s (991 pontos)
  • Salto em distância - 8.66 m (1148 pontos)
  • Arremesso de peso - 17.81 m (949 pontos)
  • Salto em altura - 2.2 m (1025 pontos)
  • 400 metros rasos - 46.2 s (989 pontos)
  • 110 metros com barreiras - 14.19 s (937 pontos)
  • Lançamento de disco - 60.75 m (1052 pontos)
  • Salto com vara - 5.0 m (1052 pontos)
  • Lançamento de dardo - 80.68 m (996 pontos)
  • 1500 metros - 3:41.00 (994 pontos)
  • Placar total - 10133 pontos

Conclusão

Decathlon é um dos games mais reconhecidos do 2600 com razão. Apesar de jogabilidade repetitiva em certas modalidades (como arremessos e corrida), a equipe fez o que se propôs ao recriar uma das provas olímpicas no humilde Atari.

Animações bem-feitas e até tela de apresentação dão ao game características raras no console, com boa qualidade geral e diversão para até 4 pessoas — uma de cada vez, mas ainda assim num clima legal de disputa.

No emulador você evita a principal característica negativa, já que no Stella, por exemplo, dá pra fazer os movimentos com o mouse (quase tão cansativo quanto o original). Se quiser uma experiência mais nostálgica e original, descole um Atari, alguns joysticks e prepare seu braço, vai precisar.

Gráficos: 6.00
Efeitos Sonoros: 7.00
Música: 7.00
Jogabilidade: 7.00
Controles: 4.00
Criatividade: 5.00
Enredo: 5.00
Carisma: 7.00
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