Biografia Yuzo Koshiro

Atualização: Daniel Lemes
0
187
Nota do revisor
Artigo marcado para expansão.

Yuzo Koshiro (古代祐三) é um dos mais conhecidos compositores da game music japonesa. Entre os anos 80 e 90, criou as trilhas sonoras de games populares do Mega Drive como The Revenge of Shinobi (sendo creditado na tela-título), Streets of Rage e Beyond Oasis, seguindo a carreira de sucesso com trilha de ActRaiser, do Super Nintendo. Trabalhos posteriores incluem composições para games aclamados como Shenmue e Wangan Midnight Maximum Tune 2.

Koshiro é parcialmente responsável pela composição da trilha original de Ys, popular série de RPGs, mas não tem direitos autorais sobre essas composições. Isso o faz ver com certa ironia o reconhecimento internacional da trilha. Ele é também um dos pioneiros no lançamento de trilhas em álbuns próprios. A versão orquestral ao vivo de ActRaiser foi uma das primeiras do gênero. Uma performance ao vivo pode ser ouvida em 2004, no segundo Symphonic Game Music Concert, em Leipzig, Alemanha, e em 2005 no primeiro Chamber Music Game Concert na mesma cidade.

Participou de vários outros eventos mundiais de música de games, como o PLAY! A Video Game Symphony, além de tocar como DJ pelo mundo todo. Seus arranjos para músicas do game Sonic the Hedgehog fez parte de cada um de seus concertos. Apesar de não ter se adaptado bem na transição tecnológica de áudio entre a quinta e sexta geração de consoles, Koshiro continua reconhecido como um dos maiores compositores de game music da história.

Editaram este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO