Biografia Rieko Kodama

Atualização: Daniel Lemes
1
277

Rieko Kodama (23/05/1963, Kanagawa, Japão) é uma game designer conhecida pelos trabalhos na Sega. Participou ou liderou a criação de vários jogos da era de ouro da companhia, como Phantasy Star (Master System), além de fazer parte da equipe Sega WOW (antes Sega AM7, e mais tarde Overworks).

Kodama teve interesse na juventude por arte e arqueologia, levando em consideração carreira em uma das áreas — a influência de arqueologia deixou traços em seu currículo, com elementos em Phantasy Star e Skies of Arcadia, onde o jogador pode encontrar civilizações do passado. Mas optou pela arte e passou a estudar numa escola de design publicitário, até sua entrada na Sega, através de um conhecido, em 1984.

"A maior parte da indústria, ainda estava no campo dos arcades, e para alguém como eu que nunca havia estado num arcade, era um mundo estranho. O Famicom havia sido lançado há pouco, logo também não havia consoles importantes para pensar. Como resultado, videogames para mim eram um mundo completamente novo para explorar".

Sua carreira começou em arcades como Champion Boxing (1984) e Ninja Princess (1984), além de produções para Master System como o clássico Alex Kidd in Miracle World (1986) e Quartet (1987). Como membro do pequeno quadro de designers da época, esteve envolvida em vários projetos simultaneamente, sendo creditada em até 5 ou 6 games por ano — em vários com seu pseudônimo, Phoenix Rie (também Phenix Rie ou só Phoenix).

Kodama construiu reputação como artista e logo teve a chance de trabalhar em projetos maiores, como Phantasy Star, que era importante para as pretensões da Sega sobre o gênero RPG. "Naquele tempo, Dragon Quest era muito popular, então como fabricante de hardware, a Sega sentia que precisava de um RPG próprio".

Como designer principal, foi responsável por quase todo o design, incluindo personagens, mapas e backgrounds das cenas de batalha, entre outros. A equipe tinha não mais que 8 pessoas, com Kotaro Hayashida (também conhecido como Ossale Kohta) como chefe do planejamento, Yuji Naka como principal programador, BO na trilha sonora e mais alguns assistentes.

Na época da conclusão de Phantasy Star IV, Kodama passou a ocupar posições de direção em seu departamento, em títulos como Phantasy Star IV e Magic Knight Rayearth (Saturn), e mais tarde foi produtora de vários outros como Skies of Arcadia (Dreamcast) e a versão 2005 de Altered Beast (PlayStation 2). Também participou dos dois primeiros jogos da série Sonic the Hedgehog para Mega Drive, sendo designer gráfica no primeiro e artista de níveis no segundo.

Em 2008, Kodama envolveu-se no projeto 7th Dragon (Nintendo DS), como produtora no novo RPG em colaboração com Kazuya Niinou (de Trauma Center Etrian Odyssey) e o renomado compositor Yuzo Koshiro. O game recebeu críticas positivas e vendeu 80 mil cópias no lançamento japonês.

Currículo (até 2015)

  • Champion Boxing (Character Design, SG-1000, 1984)
  • Champion Boxing (Character Design, arcade, 1984)
  • Ninja Princess (Design, SG-1000, 1985)
  • Quartet (Design, System 16, 1986)
  • Alex Kidd in Miracle World (desconhecido, Master System, 1986)¹
  • Double Target: Cynthia no Nemuri (Produção, Master System, 1987)
  • The Black Onyx (Gráficos Adicionais, SG-1000, 1987)
  • Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa (desconhecido, Master System, 1987)
  • Phantasy Star (Total Design, Master System, 1987) ²
  • Hoshi wo Sagashite... (Design, Mark III, 1988) ²
  • Spellcaster (Design, Master System, 1988) ²
  • Altered Beast (Design, Mega Drive, 1988) ²
  • Alex Kidd in the Enchanted Castle (desconhecido, Mega Drive, 1989)
  • Phantasy Star II (Designer, Mega Drive, 1989) ²
  • Poseidon Wars 3D (Design Gráfico, Mega Drive, 1989) 4
  • Mystic Defender (Design Gráfico, Mega Drive, 1989) ³
  • Sorcerian (Design Gráfico, Mega Drive, 1990) ³
  • Phantasy Star III: Generations of Doom (Agradecimentos Espsciais, Mega Drive, 1990) ³
  • Shadow Dancer: The Secret of Shinobi (Design Gráfico, Mega Drive, 1990)  ³
  • Sonic the Hedgehog (Design, Mega Drive, 1991) ³
  • Advanced Daisenryaku (Model Maker, Mega Drive, 1991) ³
  • Riddle Wired (Agradecimentos Especiais, Mega Drive, 1991) ³
  • Tougi Ou King Colossus (Agradecimentos Especiais, Mega Drive, 1992) ³
  • Ayrton Senna's Super Monaco GP II (Designer, Mega Drive, 1992) ³
  • Sonic the Hedgehog 2 (Zone Artist, Mega Drive, 1992) ³
  • Sonic CD (Agradecimentos Especiais, Sega CD, 1993) ³
  • Phantasy Star IV: The End of the Millennium (Design de Background de Batalha, Design Gráfico de Campo, Design de Objetos, Gráficos de Eventos Visuais, Direção, Mega Drive, 1993)
  • Magic Knight Rayearth (Direção da Equipe Japonesa, Saturn, 1995)
  • Deep Fear (Produção, Saturn, 1998)
  • Skies of Arcadia (Produção, Dreamcast, 2000)
  • Phantasy Star Collection (Supervisão (Overworks), GBA, 2002)
  • Skies of Arcadia: Legends (Produção Gamecube, 2002)
  • Sega Ages 2500 Series Vol. 1: Phantasy Star Generation 1 (Agradecimentos Especiais (Overworks), PlayStation 2, 2003)
  • Altered Beast (Produção, PlayStation 2, 2005)
  • Sega Ages 2500 Series Vol. 17: Phantasy Star Generation 2 (Agradecimentos Especiais (Sega WOW), PlayStation 2, 2005)
  • Phantasy Star Collection 2 (Supervisão, PlayStation 2, 2005)
  • Mind Quiz (Produção, PSP, 2006)
  • 7th Dragon (Produção, DS, 2009)
  • Sonic CD (Agradecimentos Especiais (Equipe Original Mega CD), XBLA e PSN, 2011) ³


¹ como Rie Wakashimazu
² como Phoenix Rie
³ como Phenix Rie ou Phenix-Rie
4 como La-Rie

Editaram este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

1 COMENTÁRIO

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. Ta aí uma pessoa inteligente e que se destacou muito na área de Tecnologia e games!!!! Bons tempos de Phantasy Star!!!!valeu

DEIXE UM COMENTÁRIO