Biografia Hideo Kojima

Kojima Productions

Em 2005, foi fundada a Kojima Productions. Era basicamente seu time dentro da Konami, a partir de então organizados como subsidiária da companhia. Isso o aliviou de funções executivas, permitindo maior foco no desenvolvimento. Ele falou sobre a mudança na ocasião7:

Por uns 10 anos, tivemos um tipo de companhia menor chamada Konami Japan. Nela estava o Kojima Team, uma empresa pública, então havia responsabilidades [...] Naquele tempo, éramos um time pequeno, o que nos permitia fazer manobras muito rápido, era bom. Mas ao mesmo tempo, eu estava com o fardo dos trabalhos de gerenciamento e criativo, meio a meio. Tinha que dividir meu tempo entre gerenciamento e criação.

Em abril, a Konami Japan e todos os demais estúdios independentes foram mesclados com a Konami HQ, formando a Konami Group. Sob ele, decidimos iniciar a Kojima Productions. Como estamos sob o guarda-chuva da Konami Group, temos muito backup em termos de recursos humanos, orçamentos e custos. Com isso, posso me concentrar totalmente em criar coisas boas, títulos que podem ser sucessos.

Kojima, Yumi Kikuchi (atriz e modelo) e Sakurai jogando SSB: Brawl em 2008. Foto: Blog Kojima

Kojima manteve contato com o diretor Masahiro Sakurai para incluir o personagem Solid Snake em Super Smash Bros. Melee, mas era tarde no ciclo de desenvolvimento. Quando a versão Brawl estava em produção, Sakurai procurou Kojima8. Snake foi, junto com Sonic, o primeiro não pertencente à Nintendo ou suas subsidiárias a entrar na série.

Com status consolidado também entre o público, Kojima chegou a ser ameaçado de morte6 ao declarar que estaria pouco envolvido em Metal Gear Solid 4. Teve que reconsiderar. "A equipe soube e ficou muito nervosa. Hoje falamos no assunto como piada, mas na época, não tinha nada de piada. Foi sério".

Em 2008, demonstrou interesse em trabalhar no Ocidente. Dois anos depois, participaria de Castlevania: Lords of Shadow, da espanhola MercurySteam (publicado pela Konami). Kojima influenciou no design do personagem Gabriel, opinando que9 em vez do bárbaro clássico, deveria ter uma "face mais heroica". Também supervisionou a dublagem japonesa, com vários atores que trabalharam em Metal Gear Solid.

Últimos anos na Konami

Kojima dirigiu partes de Metal Gear em várias plataformas como Xbox 360, 3DS, PC e PlayStation 3. Em abril de 2011, foi promovido10 a vice-presidente da Konami Digital Entertainment.

No mesmo ano, em agosto, dirigiu o projeto Sdatcher11, série de rádio baseada em Snatcher. Escrita por Goichi Suda, teve 7 atos com eventos anteriores aos do jogo. Foi transmitido no programa online de Kojima, às sextas-feiras. Em outubro, Kojima anunciou que trabalharia com Suda e o diretor Chiyomaru Shikura, da produtora japonesa 5pb. Apesar das especulações, como uma sequência de Snatcher, o projeto não seguiu.

Logo após completar Metal Gear Solid 4, Kojima trabalhou na criação da Fox Engine, futuro motor para games da Konami. O objetivo era12 ter a "melhor engine do mundo", reduzindo o tempo das produções mesmo desenvolvendo para multiplataforma. Ele demonstrou a engine pela primeira vez em 2011.

Entre 2013 e 2017, dez dos principais produtos da Konami usaram a Fox Engine. Entre eles, capítulos de Metal Gear Solid, Pro Evolution Soccer e o teaser P.T., do cancelado Silent Hills para PlayStation 4.

Foi Kojima quem demonstrou interesse em explorar a série de terror na engine, através de uma série de tweets:

Silent Hill é num esquema de sala fechada e não requer tanta ação, logo podemos focar na qualidade gráfica. Inimigos apresentados no game não precisam ser consistentes ou se mover tão rápido. O jogo só precisa ser assustador através de gráficos e apresentação. Sendo um criador, fazendo games de ação em mundo aberto, tal tipo de game é invejavelmente atraente.

A Konami prontamente o convidou a produzir o jogo. Apesar de incerto se conseguiria manter o clima, P.T. surgiu em agosto de 2014. A demo foi co-dirigida pelo mexicano Guillermo del Toro (de filmes como Hellboy e O Labirinto do Fauno), com ótima recepção. Porém, com a saída iminente de Kojima da Konami, Silent Hills foi cancelado em abril de 2015.

Saída da Konami

A partir de março de 2015, a Konami anunciou uma "reestruturação". O nome de Kojima foi removido de todo o material corporativo, incluindo o ainda em desenvolvimento Metal Gear Solid V: The Phanton Pain. A filial da Konami Productions nos EUA foi renomeada como Konami Los Angeles36. Procurada, a empresa não confirmou a saída de Kojima, dizendo apenas que continuariam trabalhando juntos.

Kojima também não entrou em detalhes. "Quero reassegurar aos fãs que estou 100% envolvido e continuarei trabalhando em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain". Mas ele vinha dando declarações de interpretação dúbia, como "Mesmo que a franquia Metal Gear continue, pra mim, este é o último". No mesmo mês, a Konami comunicou o público sobre o lançamento de TPP para setembro, planejando logo depois "criar uma nova série Metal Gear".

Fonte anônima revelou ao Gamespot13 que a relação estava insustentável. O time de Kojima tinha acesso restrito à recursos como e-mails, telefones e rede interna — eram tratados como contratados e não parte da Konami. Em abril, sua saída era dada como certa; a atriz Donna Burke, que deu voz ao iDroid em MGS: Ground Zeroes, postou no Twitter: "Não joguem fora cinco anos de trabalho do time de Kojima porque executivos demitiram um gênio"14.

Em julho, Akio Ōtsuka (ator que deu voz a Solid e Naked Snake no Japão) revelou também pelo Twitter que, mesmo com TPP incompleto, a Konami Productions estava encerrada:

[A Kojima Productions] está desfeita. Parece que o trabalho em que o time colocou todo o esforço está quase completo. Não estou exagerando ao dizer que espero que esta seja sua maior obra-prima. Não posso evitar. Gostaria de dizer 'Os fizemos esperar, hein?'. Mas mesmo que este seja o fim, Metal Gear Solid é imortal!

Em dezembro, TPP ganhou o prêmio "Melhor Jogo de Ação" no The Game Awards, mas Kojima foi impedido de comparar pelos advogados da Konami15. O ator Kiefer Sutherland esteve em seu lugar.

Recriação da Kojima Productions

Treze dias depois, num anúncio em conjunto com a Sony, Kojima anunciou que a Kojima Productions passaria a ser desenvolvedora solo, com exclusividade para o PlayStation. Os principais membros seriam mantidos, como Yoji Shinkawa e o produtor Kenichiro Imaizumi. O primeiro título agendado foi Death Stranding, jogo de ação em mundo aberto lançado em 2019 para o PlayStation 4 e no ano seguinte para PC. Na equipe, dois nomes que estariam no cancelado Silent Hills: Guillermo del Toro e o ator Norman Reedus, além de Mads Mikkelsen.

Kojima classificou Death Stranding como um "novo estilo" que chamou de strand, mas que para fixá-lo, seria preciso criar pelo menos mais dois jogos39.

A parte mais difícil ao criar algo novo é que você tem que criar uma sequência e então uma terceira versão ou aquilo não se consolida como um gênero. Quando esse jogo sair haverá vários pros e contras, mas acho melhor que eu o leve adiante com uma sequência. Provavelmente ao menos um 1.5 e então um 2, talvez assim ele permaneça e as pessoas o vejam como um gênero.

No The Game Awards do ano seguinte, Kojima foi ao evento receber o prêmio "Ícone da Indústria". Num discurso emocionado, o jornalista e amigo Geoff Keighley revelou detalhes dos últimos meses de Kojima dentro da Konami. Foram quase 6 meses, durante a conclusão de TPP, em quase total isolamento. Ele ficava numa sala sem comunicação com a equipe, em outro andar, e instruções tinham que ser passadas por terceiros.

"Acho o que aconteceu com Hideo Kojima ano passado uma tragédia, mas ele nunca reclamou. Apenas se sentou em sua sala isolada por meses, procurou dentro de si mesmo e focou em sua arte", disse Keighley durante a apresentação.

Em outubro de 2020, a Kojima Productions anunciou38 que estava procurando profissionais para trabalhar em um novo projeto no Japão.

Próxima 1: infância e juventude, início na Konami, sucesso internacional.
Página 3: estilo e influência, polêmicas, legado e reconhecimento, trabalhos e frases.

Artigo anterior
Próximo artigo

Mais biografias

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Bios populares

Recentes