Criando reviews

Criar um review no site é tão simples quanto publicar qualquer tipo de artigo.

Comece fazendo login e indo para o painel (lá no canto superior direito onde tem seu nome, ou usando o caminho www.memoriabit.com.br/wp-admin.php); siga ao menu "Posts" e crie um post comum.

O que muda é a existência de uma área específica para dar as notas em cada critério do game - ela só fica visível quando você dá ao seu post a categoria "review", na seção de Categorias ali ao lado:

mb-categorias

Nesse exemplo, seria um post do tipo review, para um game do Master System, então dê as categorias "nome do console" e "Review".

É importante marcar as duas categorias para que as notas médias sejam corretamente calculadas em outras seções do site!

Importante

O nome dos seus reviews (aquele que você fornece no campo do início da página) deve SEMPRE ter o formato "Review: Nome do Game (Plataforma)". Assim, se o review é sobre o game Super Mario World, do Super Nintendo, o título deve ser "Review: Super Mario World (Super Nintendo)".

Por quê? Se o nome não for esse, as notas que você deu não serão computadas em outras partes do site, como páginas individuais dos games (que, se os reviews estiverem corretos, carregam uma média de todos eles).

"Ah, mas os reviews terão todos o mesmo formato... Que lixo, hein?". Não, o que vai aparecer como título do review é o que você preencher no campo "Título de Exibição", nas meta informações. O título com o nome do jogo e da plataforma é só pra fins de estrutura do site. Veja mais abaixo.

O que você precisa ao escrever seu review?

1) O texto - Claro, né? Prepare o texto normalmente, como em qualquer postagem, usando as formatações que achar melhor (cabeçalhos, negritos, etc). Se não sabe como fazer alguma coisa, como galerias e smiles, veja o manual do usuário.

2) Capa do game - Uma imagem de boa qualidade da capa original do game. Tanto faz se é a americana, nacional ou japonesa, só faz diferença se o review for sobre uma versão específica (por exemplo, se estiver falando de um game que teve peculiaridades na versão japonesa, não tem cabimento colocar a capa americana).

3) Imagem destacada - como em outros artigos, uma imagem no tamanho 1074 x 483 pixels.

4) Banner - como nos posts comuns, se você não fornecer um, será usada a Imagem Destacada.

"GameReviews" é a caixa pra dar suas notas e acrescentar algumas informações essenciais para a organização do review dentro do site. Ele aparece um pouco abaixo do campo onde você edita o post.

DE NOVO: ela só aparece quando você marcar a categoria "Review" no post.

mb-gamereviews

É muito fácil de preencher, com rótulos em cada campo explicando suas funções.

  • Gráficos
  • Efeitos Sonoros
  • Música
  • Jogabilidade
  • Controles
  • Enredo / Estória
  • Criatividade
  • Carisma

São os controles deslizantes para dar sua nota à cada critério. Dispensa outras explicações.

Conceito geral é uma avaliação bem curta, que aparece na caixa de review, no final.

Título de exibição é aquele que vai aparecer no seu artigo quando estiver sendo lido. Como é imprescindível que todos os reviews sigam aquele formato de URL e título, nesse campo você pode mudá-lo, evitando assim que fique algo pouco atraente. Assim, o review que teria um título como "Review: Título do Game (Console)" pode ter qualquer outro.

F.A.Q.

Que imagem devo escolher para a capa, e de que tamanho? Preciso cortar ou fazer outras coisas complicadas?

Só a frente da capa do game, não a imagem da capa toda (frente e verso).

Exemplos:

Certo: só a frente

Super  Mario World box art alternativa

Errado: caixa inteira

Super  Mario World art alternativa

O tamanho não deve ser super-gigante, ou a página vai ficar muito tempo carregando, o que é ruim pra quem lê. Prefira imagens menores, com largura máxima de 650 pixels.

Por que você não colocou Diversão entre os critérios para dar nota?

Acho que avaliar diversão é muito pessoal. Claro que outras notas também variam pela opinião do avaliador, mas ainda que não seja uma ciência exata, têm certa lógica. Ninguém em sã consciência dá nota alta para os gráficos de E.T. do Atari 2600, ou para os controles de Shaq Fu...

Isso pode tirar um pouco da "pessoalidade", mas torna as avaliações mais técnicas. Se quiser elogiar o fator diversão do game, fique à vontade pra fazê-lo dentro do artigo.

Se todos os review têm como título o nome do game e da plataforma, o que acontece com reviews de vários autores sobre o mesmo jogo?

Como é padrão do WordPress, levarão automaticamente um número no "slug" (o endereço do post). Assim, se seu review de Super Mario World for o 5º feito, não se preocupe ao notar que o slug ficou "review-super-mario-world-super-nintendo-5".