Escreva no MB

X
Importante
Muita gente tem entrado em contato e depois "sumido". Talvez por perceber a loucura, desistindo a tempo... Ou não estão recebendo o e-mail enviado por memoriabit@memoriabit.com.br.

Se você não obteve nossa resposta em até 3 dias, algo deu errado. Provavelmente a mensagem foi filtrada; procure na pasta de spam ou na Lixeira de seu e-mail. Na dúvida, tente outra vez — pode ser via mensagem no Facebook ou Twitter.

Manja de videogames antigos, quer escrever sobre e procura um bom lugar pra isso? SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

Seja um escra... [cof, cof...] colaborador do Memória BIT!

Estamos formando uma equipe fixa para escrever sobre retrogames (e outros temas). Se você curte escrever, trocar opiniões com gente de gostos similares aos seus, games antigos, história, resenhas e avaliações, séries de TV, tecnologia, colecionismo, card games, RPGs, etc...

...e quer um espaço organizado para publicar suas ideias...

...mas não sabe ou não quer cuidar de um site, domínio, hospedagem e essa complicação toda, entre pro time.

"O que ganho?"

Em dinheiro, ZERO, pelo menos por enquanto. Se você aceitar enviar qualquer conteúdo, já fica pré-acertado que é contribuição voluntária.

"Mas vocês ganham dinheiro com anúncios, poderiam pagar colaboradores, mercenários capitalistas imundos!"

Quem dera rendesse o bastante para contratar redatores... O site não lucra nem o que gasta (servidor, domínio, plugins, meu tempo, etc), mas é um sonho — ou meta — para o futuro.

Ainda assim, participar tem vantagens:

  • Exposição: nome e links para seu site, blog, perfil social, etc, em todos os artigos que publicar (exceto nas seções Games e Personalidade), além da página da equipe e nos perfis. Use isso em seu favor escrevendo bons textos e mostrando que manja do assunto.
  • Reconhecimento e fama sem limites que o blog vai proporcionar 😛

O que preciso saber?

Memória BIT aliste-se
I Want You na equipe do Memória BIT, aliste-se!

Escrever: e não falo do básico dos básicos; se seu português for muito, muito ruim, deixa quieto (você pode ser coloquial, às vezes!) pois não terei tempo de corrigir tudo, por mais que quisesse.

Mas ainda pode participar com comentários ou enviando dicas de publicação.

Conhecer da matéria: não adianta escrever sem saber do que está falando, ou só repetir o que alguém disse. Mesmo se estiver fazendo traduções de notícias gringas, o ideal é saber do assunto para não dar bola fora.

Formatação básica: sabe usar o Word, aplicar negrito, itálico, parágrafos? O editor do WordPress é quase 100% igual, você não deve ter dificuldade com a formatação do seu artigo.

Resumindo:

  • Requisitos básicos: saber formatar textos, ter boa escrita, gostar e entender pelo menos um pouco de games.
  • Requisitos recomendados (mas não necessários): conhecer WordPress o bastante para formatar artigos, publicar imagens e organizar galerias. Saber usar algum editor de imagens para reduzir ou cortar imagens e criar prints. Se manjar de tags, SEO (para melhores escolhas de títulos e redação), melhor ainda.

O que posso publicar?

Notícias: sobre games, de preferência antigos. Como o foco do MB são os retrogames, tudo sobre gerações recentes deve ser publicado na categoria Variedades.

Reviews: avaliações de games antigos — no momento, são aceitas até a 5ª geração de consoles.

Blog: se quer falar sobre os velhos tempos, viajar na maionese, contar histórias, discutir ou apresentar games sem fazer avaliação, seu lugar são os posts. Também são aceitos posts sobre assuntos de interesse geral para quem curte games, como seriados antigos, cinema, card games, RPGs e afins.

IMPORTANTE: o espaço é para discussão honesta com o leitor. Nem tente usar os posts para divulgar serviços e produtos. Se quiser, pague por um artigo patrocinado, entre em contato. Aceitamos reviews patrocinados, mas nossa opinião não está à venda...

Games (fichas técnicas): se você tem um lado historiador e curte organizar dados, aceitamos ajuda para catalogar games. Nessas páginas ficam descrições dos jogos, imagens abrangentes como tela-título e algumas fases, a capa americana ou nacional e informações como diretor, fabricante, autor de trilha sonora, etc.

Também é exibida a nota média do game, gerada automaticamente a partir das médias de todos os reviews que esse game tenha no MB. Para ter uma ideia, navegue pela seção Games.

Perfis de personalidades: parecidos com as fichas de jogos, mas claro, com dados sobre pessoas relevantes na história dos games. Tal como a anterior, não é espaço para opiniões pessoais e sim registro.

Vídeos: tem uma dica precisa de vídeo para compartilhar? Se o vídeo estiver hospedado no YouTube ou Vimeo, você pode criar um post na seção Vídeo, e ele será inserido no conteúdo do site como se fosse uma página auto-hospedada.

O que não posso publicar?

Pirataria e violação de copyright: nada de apoio à pirataria, download e uso de ROMs, ISOs, BIOS ou qualquer coisa ilegal. Quando o tema for tratado aqui, não será nunca como incentivo.

Temas "nada a ver": provavelmente os leitores não estão interessados em discussões políticas e sociais, a cotação do dólar, quem saiu do BBB, etc.

Posts muito curtos: o blog serve pra desenvolver ideias, então se seu artigo for muito curtinho, tipo uma nota ou dois parágrafos, tente elaborá-lo melhor.

Reviews que não avaliam: use os reviews para o que servem: avaliar games. Se for para descrevê-lo sem dar pitaco sobre nada, não tem problema: crie uma ficha na seção Games, será bem-vinda.

Fichas que avaliam: o inverso também vale, então se está escrevendo fichas de games, não emita opiniões pessoais, ali é lugar para dados, história.

Posts comuns com publicidade: nem de empresas, marcas, nem marketing pessoal, NADA DE JABÁ. O blog não foi feito pra isso e seria muito feio você mandando artigos pra se promover ou fazer linkbuild descarado. Posts pagos são aceitos, mas serão claramente identificados como tal.

Com que frequência posso / devo escrever?

Escrever no MB não deve ser visto como obrigação, mas passatempo. Logo, não faria sentido impor regra sobre um trabalho voluntário. Você define quantas vezes quer postar, desde que não seja uma super-máquina (não precisa mandar dez artigos por dia!) e mantenha a qualidade.

A ideia para redatores não é de "posts convidados": é pra ser fixo, independente da frequência. Sua presença na página Equipe depende do seu nível de interesse e frequência.

Como é a avaliação do que escrevo?

Uma verificação simples da qualidade: se estiver dentro do esperado segundo as recomendações anteriores, não é copiado de outro lugar (esquema Ctrl C + Ctrl V) e está bem escrito, é provável que seja publicado em breve.

Todo material passa por revisão, então não se espante se repetição de termos, "virgulismo" e outros vícios em seu texto desapareceram na versão final publicada.

Em alguns casos — se for interessante ao nível imperdível — mesmo com erros gritantes tipo "derrepente", "agente fomos" e "eu sube", pode ser feita a correção e publicação, mas não é garantido (nem provável).

Como membro fixo, o que muda?

Depois de registrado como colaborador você pode:

  • Responder comentários feitos em seus posts com sua própria conta.
  • Preencher os campos do seu perfil para exibir no final de seus posts, enviar avatar e capa personalizada.
  • Fornecer links sociais para contato de seus leitores.
  • Participar de sorteios e vantagens que ocasionalmente surgirem.
  • Colecionar badges e ranks.

Quero começar já!

Você deve ter perdido o juízo, mas obrigado pelo interesse.

Basta registrar-se com um e-mail e entrar em contato avisando. Se tiver material publicado em outro blog ou site, é legal passar para uma pré-avaliação. Caso contrário, sem problema: seu e-mail pode ser um bom cartão de visitas.

Se tudo correr bem, seu status no blog passa de assinante para colaborador, aí é só começar a escrever.

Aguardamos seu alistamento!