Jogos que influenciaram aspectos da série GTA

Nas missões paralelas e minigames de GTA, várias influências de consoles do início da era 3D, como Dreamcast, Nintendo 64 e PlayStation.
Por: Daniel Lemes
2
54

GTA começou sua fase 3D em 2001 e desde então, vem a cada capítulo sendo considerado "inovador", "lançador de tendências", "vanguardista" e etc. Não é totalmente inverdade, mas da água que Houser & Cia bebem, a gente conhece a fonte, certo? Mesmo que, às vezes, não associe criaturas com criadores.

Bons exemplos, que muita gente não nota, estão no Dreamcast. Apesar da saída precoce de cena, o console da Sega, lançado em 1998, teve os dois primeiros jogos da série, da fase 2D. Houve um rumor de que Grand Theft Auto III seria exclusivo do Dreamcast, mas já era cogitado o encerramento do suporte à plataforma. Quando veio o terceiro, em outubro de 2001, o "projetor de sonhos" estava oficialmente descontinuado há pelo menos seis meses.

Então, qual seria a influência do Dreamcast em GTA? Não mais do que em outros games modernos que aliam ambientes 3D com multiplayer em rede, certo? Afinal, Phantasy Star Online fazia isso desde o fim de 2000.

Mas observando a biblioteca do Dreamcast com cuidado, encontramos vários games que remetem aos minigames de GTA. E não só dos GTAs antigos: até a 5ª e mais recente versão, tem um pouco de Dreamcast. Talvez por falta de popularidade, muita gente não observou isso, ou procura referências mais modernas. Mas não precisa ter olhos tão aquilinos assim para notar.

"Mas só do Dreamcast?". De jeito nenhum. Não precisa ir muito longe antes de 2001 pra encontrar raízes em consoles como Nintendo 64 e PlayStation. O próprio Houser disse, anos atrás, que todo jogo 3D moderno deve algo a Super Mario 64.

Motorista de caminhão

Possível influência: 18 Wheeler

Introduzidas em GTA San Andreas, de 2004, as missões como motorista de caminhão envolvem pegar cargas "quentes" e levá-las a certos pontos da cidade. Normalmente a polícia estará no seu pé, tornando a entrega uma verdadeira corrida. Além de correr, você precisa preservar a carreta. Bater muito causa redução da pontuação pelo dano da carga.

Sabe qual outro jogo tinha algo exatamente assim quatro anos antes? 18 Wheeler: American Pro Trucker, portado primeiro para o Dreamcast, em 2001 (e mais tarde para PlayStation 2 e GameCube). O jogador controla um piloto — não motorista, piloto mesmo — de caminhão fazendo entregas entre cidades americanas. A única diferença é que o inimigo não é a polícia, mas outros caminhoneiros. A jogabilidade é praticamente a mesma, exceto por checkpoints que não existem nas missões de GTA.

Minigames de dança

Influência: Dance Dance Revolution

Em GTA San Andreas, foram introduzidos os minigames de dança, durante os encontros de CJ com namoradas. O sistema foi mais ou menos refeito depois em GTA The Ballad of Gay Tony. A jogabilidade é simples: um sistema tipo quicktime para responder a comandos e fazer os passos. As fases de lowrider, movendo os carros, funcionam da mesma forma.

Em 1998 (6 anos antes, portanto), a série Dance Dance Revolution surgiu nos arcades e PlayStation com praticamente a mesma jogabilidade — se você ignorar o controle original do arcade, claro. Influência mais que inegável.

Motorista de taxi

Influência: Crazy Taxi

Hey hey hey, it's time to make some craaaazy money!

As missões de taxista de GTA, introduzidas em GTA III, não são exatamente como as de Crazy Taxi, mas a base está lá: lugares de entrega, tempo estimado, recompensa, e um novo cliente esperando.

"Ei, mas GTA III saiu no mesmo ano do Dreamcast, não daria tempo de rolar influência", você diz? GTA vinha sendo desenvolvido há muito tempo, e Crazy Taxi foi lançado em 1999. Algumas fontes garantem que a influência para a criação dessas side missions foi de fato Crazy Taxi.

Bloodring

Influência: Destruction Derby

O bloodring é um evento de automóvel de GTA Vice City, em que o jogador deve ficar numa arena com outros carros — o famoso evento de destruição. Embora o estilo em si não seja novidade e tenha um equivalente na vida real (mais conhecidos como Demolition Derbies), a primeira associação que muita gente faz é com o PlayStation.

Destruction Derby impressionava em sua época pela física e os ótimos controles, além de suportar até 20 carros simultâneos. Só Daytona USA conseguia o mesmo. O jogo é praticamente uma guia para qualquer outro posterior no mesmo gênero, e certamente foi influência na side quest de Vice City.

Corridas de moto aquática

Influência: Wave Race

As corridas marítimas vieram em GTA V, com quatro competições em que o jogador pilota sua moto aquática numa visão em terceira pessoa.

A influência aqui é bem óbvia: Wave Race 64, que era uma versão muito modernizada de Wave Race para o Game Boy. Desenhado por Shigeru Miyamoto, WR64 demarcou base para vários outros títulos, como não poderia deixar de ser num pioneiro.

Partidas de tênis

Influência: Tennis 2K2 e outros

Certo, aqui é um pouco de contorcionismo, já que vários jogos de tênis podem ter sido influentes. Os minigames de tênis de GTA V mantém elementos vistos em jogos lançados para Dreamcast e PlayStation 2, como a barra de força do saque no mesmo estilo, e até o ângulo da câmera.

Ao mesmo tempo, difere de outros games: não têm muitas informações na tela, como Smash Court Tennis (PS2), nem o ângulo mais baixo como Roland Garros 2005 (PS2). A jogabilidade é bem simplificada, como no game do Dreamcast.

Grafitar

Influência: Jet Set Radio

Em GTA San Andreas, uma das principais buscas é a das pichações da gangue. CJ precisa visitar determinados pontos e deixar a marca de sua gangue por cima dos pichos das rivais. Pra isso, leva sua lata de tinta e se for flagrado, arruma encrenca também com a polícia que esteja por perto.

Em 2000, a Sega lançava no Japão Jet Set Radio, que no Ocidente foi rebatizado para Jet Grind Radio. O objetivo é deixar a marca da sua gangue de grafiteiros em rollerblades, cobrindo a tag de rivais em vários pontos, e fugindo das autoridades.

Karmageddon

Influência (sério?): Carmageddon

Em GTA Vice City Stories, a missão Karmageddom envolve obter um caminhão dos bombeiros e causar o caos na cidade, atropelando pedestres e destruindo outros veículos.

Nesse caso, a Rockstar nem fez questão de disfarçar, deixando a pista logo no nome, praticamente uma homenagem. A missão é inspirada no polêmico Carmageddom, que quatro anos antes apareceu nos computadores com suas corridas sangrentas.

Corridas ilegais

Influência: Need for Speed

As corridas ilegais de GTA SA eram parte do que o jogo tinha de melhor. As várias categorias para tocar o terror nas ruas correndo como louco eram pura diversão, mas nem de longe novidade nos videogames.

Em 1994, a ovelha negra 3DO inaugurava uma onda de games do gênero com o ícone The Need for Speed, da EA. Que por sua vez, tinha influências de Road Rash, mas feito para agradar quem curtia carrões velozes e fugir da polícia. Mais GTA que isso?

Artigo anteriorEntrevista com os desenvolvedores de Phantasy Star
Próximo artigoDragon Quest III será lançado no PS4 e 3DS no Japão
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

2 COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!
  1. Muito legal a matéria, além desses games citados, ainda tem a influência direta de Body Harvest do Nintendo 64 que tem elementos bem parecidos com GTA antes mesmo da série ir para o mundo 3D.

DEIXE UM COMENTÁRIO