Bubble Bobble (Master System)

Atualização: Daniel Lemes
0
12

Bubble Bobble (Final Bubble Bobble no Japão e Dragon Maze no Brasil) é um jogo do gênero ação, produzido pela Taito e lançado pela Sega para o Master System em 1988. É versão do arcade da Taito, de 1986.

O jogador controla os gêmeos humanos Bubby e Bobby, que foram transformados em dragões, Bub e Bob. Eles viajam por centenas de cenários nos quais explodem bolhas, além de usá-las para navegar entre obstáculos e eliminar inimigos, enquanto coletam itens, como power-ups e bônus.

Enredo

Segundo o cartucho brasileiro:

"Tudo começa quando dois casais de amigos partem rumo a uma floresta distante e desconhecida em busca de aventuras. Eles mal sabiam o que os esperava, pois aquele lugar era habitado por uma bruxa perversa.

A bruxa encontrou e aprisionou as duas garotas na caverna do mamute, e transformou os dois garotos em dragões que soltam bolhas! Agora eles têm que usar toda a sua coragem e suas bolhas para salvá-las.

Não vai ser nada fácil! Eles terão que passar por terríveis labirintos, enfrentar monstros, comer frutas e achar objetos que lhes deem mais poder. Será que você sobrevive a esse Dragon Maze?"

Desenvolvimento

Entre as diversas versões para consoles e computadores, a do Master System é uma das poucas feitas pela própria Taito. Com duzentas fases, foi lançada no Japão como Final Bubble Bobble em 1988, mas ao chegar à Europa três anos depois, foi encurtada de novo para Bubble Bobble.

No Brasil, acabou lançada com o título Dragon Maze, por motivos desconhecidos. Na versão original, o enredo fala em irmãos Bubby e Bobby e suas namoradas, mas a versão brasileira cita "dois casais de amigos".

O jogo não foi lançado no mercado dos Estados Unidos, ficando a versão local para o Game Gear, também com o título Bubble Bobble.

Jogabilidade

Cada jogador controla um dos dragões. Os jogadores podem se deslocar por plataformas, caindo para as mais baixas e pulando para as mais altas, e sobre as lacunas entre elas. Cada nível é limitado a uma única tela, sem scroll, mas se uma tela tiver lacunas na borda inferior, os jogadores podem cair nelas e reaparecer no topo. Cada nível tem um certo número de inimigos que devem ser derrotados para avançar. Os jogadores devem fazer bolhas para atrapalhar os inimigos e estourar essas bolhas colidindo com elas. Cada inimigo derrotado dessa forma se transforma em item de comida que pode ser convertida em pontos. Derrotar múltiplos inimigos de uma vez dá pontuações mais elevadas e faz com que itens alimentares mais valiosos apareçam.

Todas as bolhas flutuam por certo período antes de explodirem sozinhas. Os jogadores podem pular nelas e alcançar áreas de outra forma inacessíveis. Itens mágicos aparecem de tempos em tempos e oferecem habilidades e vantagens especiais. Surgem ocasionalmente bolhas especiais que podem explodir para atacar inimigos com fogo, água ou raios. Além disso, se um jogador coletar bolhas de letras para formar a palavra EXTEND, ele ganha uma vida extra e ambos os jogadores avançam imediatamente ao próximo nível.

Perde-se uma vida ao tocar qualquer inimigo ou seus projéteis. Os inimigos se tornam "irritados" — mudam de cor e se movem mais rápido — se escaparem de uma bolha depois de muito tempo, ou se os jogadores passaram muito tempo no nível atual. Eles voltam ao normal se qualquer jogador perder uma vida.

Depois de um prazo adicional, um inimigo invencível adicional aparece para cada jogador, perseguindo-os usando só movimentos verticais e horizontais. Eles desaparecem quando o nível é completado ou quando um jogador perde uma vida. Quando sobra só um inimigo, imediatamente ele fica irritado, permanecendo nesse estado até ser derrotado.

Recepção e legado

A versão Master System e Game Gear foi considerada uma das melhores disponíveis, com avaliações geralmente positivas, como da EGM (nota 7,75/10). A Mean Machines britânica deu nota 85/100, qualificando o jogo como "conversão brilhante de um clássico dos arcades, que continua tão horrivelmente viciante quanto cinco anos atrás". A SegaPro foi na mesma linha, com nota 80/100 e destacando o fato de ser antigo, repetitivo mas muito viciante.

Trilha sonora

Compositor: Tadashi Kimijima

  1. Opening 0:08
  2. Main Theme 0:44
  3. Hurry Up! 0:38
  4. Chakun Heart 0:06
  5. Name Set 0:10
  6. Game Over 0:03
  7. Attack Super Drunk! 0:13
  8. Mysterious Floor 0:11
  9. Bad End 0:31
  10. Happy End 1:13
  11. 11 Scal Monstra0:02
  12. 12 All Stage Clear0:07

Dicas e cheats

Códigos secretos
Na tela de opções, pressione Pause; a borda da tela vai ficar azul. Então digite um dos seguintes comandos (se fizer corretamente, a borda da tela vai piscar e na maioria dos casos, um item extra será exibido na esquerda da tela):

➡️⬅️⬅️➡️⬆️⬇️⬇️⬆️: começar com vida extra.
⬇️ 2 1 ➡️ 1 ⬇️ 1 2: começar com três vidas extras.
⬇️⬆️⬆️ 1 1 1 ⬆️⬅️: começar com cinco vidas extras.
⬅️⬆️⬅️➡️⬅️⬅️⬇️➡️: começar com sapato.
⬆️⬇️➡️⬇️⬅️⬅️⬇️ 2: começar com sapato e doce azul.
⬅️⬅️ 1 ➡️⬇️ 1 ⬇️⬅️: começar com 3 doces e sapato.
➡️ 1 ⬆️⬆️⬆️ 1 1 2: começar com 3 doces, sapato e fada.
1 ⬅️⬇️⬆️ 1 ⬆️ 1 ⬆️: começar com 3 doces, sapato, fada e 3 vidas.
⬆️⬅️⬇️⬅️⬇️⬆️⬆️⬅️: galeria de alimentos.
2 2 ⬅️ 1 2 ➡️ 2 ⬅️: sound test.
⬇️ 2 ⬅️ 1 1 ⬇️ 2 2 ⬅️⬇️⬅️⬇️ 1 2 1 1: ativa dicas na tela (não funciona em certas versões).

Créditos

  • M - programação
  • Nanno KHK - programação
  • Naoto Yagishita - música e som
  • Kazuyuki Onui - música e som
  • ZTT - música e som
  • Sachiko Yamana - gráficos
  • S.T - gráficos
  • Rainbow S.T - game design
  • Fukio Mitsuji - agradecimento especial ao time original Bubble Bobble
  • Ichiro Fujisue - agradecimento especial ao time original Bubble Bobble
  • Tadashi Kimijima - agradecimento especial ao time original Bubble Bobble
  • Dranker KZM - Taito C.P. Team
  • Yuichiro Kawamuki - Taito C.P. Team
  • Hucker N. Santa - Taito C.P. Team
  • Mikio Hatano - Taito C.P. Team
  • Genya Kuriki - Taito C.P. Team
  • Tomohiro Nishikado - Taito C.P. Team
  • K. Sanbe - produção
  • Shouji Takahashi - produção
Presented by Taito
FONTESMobyGamesSMSPower
Editaram este artigo: Daniel Lemes
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO