Balloon Fight (NES)

Com forte influência de Joust, Balloon Fight foi um dos primeiros games do NES.
Atualização: Daniel Lemes
0
32

Balloon Fight é um game de ação desenvolvido pela Nintendo e lançado para Famicom em 1986. Foi desenhado por Yoshio Sakamoto e programado por Satoru Iwata, com música de Hirokazu Tanaka. A versão original para arcade foi lançada como Vs. Balloon Fight, em 1984.

O gameplay é similar ao game Joust, da Williams, lançado em 1982. O jogador controla um personagem sem nome pendurado em dois balões. Os botões A e B controlam os braços, que batidos fazem o personagem se mover. Se um dos balões estourar, ele perde a flutuação, ficando mais difícil voar. Perde-se uma vida se ambos os balões estourarem, ou se o jogador cair na água, for comido por um peixe próximo da superfície da água, ou se for atingido por um raio. Ao estourar os balões dos adversários, eles caem com um paraquedas, e precisam levar um segundo golpe para cair em definitivo na água.

São dois modos de jogo: o 1-player/2-player, onde a meta de limpar a tela de inimigos, e o modo Balloon Trip (ausente no arcade) cuja meta é evitar obstáculos numa fase em side scrolling. No 1-2 player, cada jogador começa com 3 vidas, e a cada 3 fases há um estágio de bônus.

balloon-fight-nes

Recepção

O jogo é visto amplamente como um clone de Joust com certa personalidade, com um fator aditivo, mas que enjoa pela repetição. A IGN escreveu em seu review que "embora clone o cenário e estilo de Joust, da Midway, ele adiciona o suficiente à fórmula para que suas lutas se pareçam únicas". Para o GameSpot, Balloon Fight (na ocasião avaliado na versão Wii) "É bom para ocasiões em que você tem um pouco de tempo pra matar e quer um momento de diversão rápida".

Legado

Balloon Fight é considerado um clássico do console, e teve diversos relançamentos. A versão NES foi portada para o NEC PC-8801 e o Sharp X1 em 1985, além do Game Boy Advance (como Balloon Fight-e) em 2002. Foi também parte do Famicom Mini Series em 2004, e incluído entre os 30 games na memória do NES Classic Edition, de 2016. Pode ainda ser jogado em Animal Crossing, do GameCube.

A Nintendo produziu uma versão nos portáteis Game & Watch, mas em vez de bater os braços para se elevar, o personagem usa foguetes. Uma sequência chamada Balloon Kid foi lançada em 1990 para o Game Boy. Outros relançamentos incluem o Virtual Console do Wii (2007), 3DS (2011) e Wii U (2013).

Iwata, principal nome associado ao jogo, e trabalhou também no port de Joust para o Nintendo. Ele jogou Balloon Fight num episódio de Game Center CX, e após sua morte, foi homenageado por fãs sendo incluído no jogo com um patch.

Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO