ALF (Master System)

0
52
IMPORTANTE
Este artigo foi marcado para revisão / expansão.

ALF é um jogo de ação e aventura, desenvolvido pela Nexa e lançado pela Sega para o Master System, em 1989. Baseado no programa de TV de mesmo nome, mostra o alienígena tentando recuperar partes de suas nave para reencontrar os amigos no planeta Marte.

O game é o único baseado na série para consoles. Foram produzidos outros título para computadores.

Enredo

Descrição na caixa do cartucho:

O alienígena bad boy favorito do mundo está de volta... no seu sistema Sega! É isso aí! E ele tem uma missão: chegar a Marte para visitar seus amigos Rhonda e Skip.

O problema é que sua nave espacial está quebrada. E o Alfer não vai criar asas sozinho, então é preciso consertá-lo, e é aí que você entra. Conduza Alf enquanto ele procura as partes necessárias para consertar a nave. Pérolas tiradas de ostras gigantes, combustível de scooter espacial nas cavernas mais sombrias, trajes espaciais e muito mais!

A aventura da Sega vai levá-lo do fundo de lagos à Lua, passando por casas e ruas da cidade movimentada. Algumas coisas você pode encontrar; outras, terá que comprar. E todo o tempo, terá que escapar das garras assustadoras da Força Tarefa Alien. Você nunca sabe onde eles aparecerão a seguir!

Tenha sucesso, e você colocará o Alfer no caminho para uma reunião feliz. Falhe, e o Alfer permanece preso na Terra. Acha que pode fazer isso? "TÁ LIMPO!"

Desenvolvimento

ALF foi produzido por John Sauer e John Emerson dentro da NEXA, com supervisão da Sega of America. A NEXA foi uma pequena companhia fundada por Gilman Louie e alguns amigos, mais tarde mesclada com a Spectrum Holobyte e se transformando numa divisão, a Sphere. Eles produziam principalmente conteúdo para computadores.

O jogo foi lançado apenas no mercado americano. Grande parte da arte foi produzida em um Amiga usando o Deluxe Paint, como alternativa a mecanismos mais complicados que exigiam a gravação de dados em EPROMs. A fonte do jogo é a Topaz, fonte padrão 8x8 do Amiga.

Jogabilidade

O jogador controla ALF, que precisa coletar itens e resolver puzzles para reparar a nave espacial. Os cenários são inspirados na casa em que ALF vive no seriado, como o quarto, porão e quintal. Alguns itens são obtidos na casa, e outros comprados. Alguns inimigos podem ser derrotados, enquanto outros devem ser apenas evitados, como morcegos.

Recepção e legado

ALF recebeu críticas negativas de forma geral, lembrado como um dos piores do console. O principal programador, Kevin Seghetti, admitiu que o jogo era pobre e de controles horríveis. Ele se justificou lembrando que tinha apenas 20 anos quando programou ALF, e sua única experiência era com Monopoly.

Apesar de uma pequena evolução em termos de programação, o projeto foi atrapalhado por agenda apertada e consequente pressa na entrega. Seghetti sugeriu que, para ele, a série de TV também "era horrível", então "nosso game foi fiel à qualidade da licença".

Créditos

  • Música: Randy Roseberry
  • Programadores: Kevin Seghetti, Jinda Pan
  • Produtores: John Sauer, John Emerson
  • Artistas: Jody Sather, George Kanalias
Quem editou este artigo: Daniel Lemes