Game quotes: falas e frases de games antigos

Realmente não sei de onde a nossa ex-Ministra da Cultura tirou a ideia de que videogame não é cultura. Se uma das definições do termo é algo como "cultivo do conhecimento", tenho certeza que muita gente aprendeu mais com jogos eletrônicos do que em aulas de inglês.

Se levarmos pro lado artístico / literário, vira massacre. Certas histórias de RPGs são mais ricas que roteiros de Hollywood e livros que li no ensino fundamental; a maior parte nos acompanha pra vida toda.

Gosto de fazer paralelos de games com o cinema. Os dois sempre tiveram relação estreita como a da literatura + cinema, a ponto de migrar roteiros com frequência — verdade que às vezes dá desastre, mas nem sempre. Mario, Tekken, Max Payne, Need for Speed, Street Fighter, Mortal Kombat, Double Dragon e outros foram pra lá, e quase todo blockbuster virou game.

Se o cinema tem a sua coleção de citações memoráveis, os games também. Quase todo mundo lembra de um "Vivo ou morto, você vem comigo", "Que a força esteja com você" ou "ET, telefone, minha casa", mas o videogame nos deu pérolas "Thank you, Mario, but our princess is in another castle", "Sandwich Jill" e "This is the last dance for Lance Vance!"

Essa é minha lista de falas e frases de games antigos, pegando um misto de clássicas e outras nem tanto; algumas são mais importantes pra mim e menos pro mundo, outras pura cultura pop. Como nunca fui jogador fiel à Nintendo, devo ter deixado muita coisa deles fora. São muitas, então dividi em páginas, não esqueça de ver o resto clicando no link da página 2 lá no final.

Lembra de alguma que não podia faltar? Comente!

Strider II (1990)

Tomorrow is the you'll die.
Amanhã é o dia em que você vai morrer.

Strider II Mega Drive quote

Strider II não teve o mesmo destaque do primeiro, que ganhou prêmios e foi sucesso da Capcom antes de Street Fighter II. Mesmo assim, a continuação do Mega Drive é  bem feita e tem várias vozes.

Uma das que mais me lembro é essa, que rolava quando passava uma das fases. Todas têm um tom grave, dão um clima tenso. Aliás, se você procura um jogo difícil, experimente os dois Striders.

Mortal Kombat (1992)

Come here!
Venha aqui!

Mortal Kombat (arcade) Scorpion quote

Mortal Kombat tinha muita coisa pra chamar atenção quando surgiu. Os gráficos digitalizados e a sanguinolência se destacavam, mas as vozes claras e altas eram um barato também, com gritos que deixavam tudo mais arrepiante. O primeiro game, pra mim, segue sendo o mais tenebroso da série, que ficou muito caricata.

De tantos gritos, esse do Scorpion é um dos mais usados no "mundo real" junto com a versão alternativa "Get over here!".

Super Mario Bros. (1985)

Thank you Mario! But our princess is in another castle!
Obrigado Mario! Mas nossa princesa está em outro castelo!

Super Mario Bros. (NES) Toad quote

Algumas frases pegaram por repetição, caso dessa que aparecia em quase todos os castelos de Super Mario Bros. do NES, com Toad avisando que sua busca pela Peach continuaria.

Com o boom do NES e do Mario, a mensagem virou hit dos "quotes". Hoje é mais que uma lembrança dos 8-bit: é um meme, com frases engraçadinhas no formato "Thank you, fulano, but our alguma-coisa is in another lugar".

Killer Instinct (1995)

C-c-combo breaker!

Killer Instinct (arcade) quote

Uma das vozes que pode ser a mais odiada e amada ao mesmo tempo. Quem jogou Killer Instinct no arcade ou SNES lembra como era insuportável quando enfim você entrava um combo legal nos apelões, tipo Riptor ou Spinal, e de repente lá vinha o maledeto "c-c-cc-combo breaker!!"

Só não era pior do que o "Ultraaaaaa" contra você. Mas quando era a gente que fazia, era demais.

Alex Kidd in Miracle World (1986)

Darn it. I lose.
Caramba. Perdi.

Alex Kidd in Miracle World (Master System) quote

Uma das graças dos games antigos: o quanto improvável eram certas jogabilidades, como vencer o adversário no jogo do "pedra, papel, tesoura".

Alex Kidd encontrava um dos asseclas do chefão Janken, o Grande no final de certas fases e ao vencê-los, o lamento rival era com o "Caramba. Perdi." — antes de virar um saboroso bolinho de arroz.

Quanta viagem...

GTA Vice City (2002)

This is the last dance for Lance Vance!
Essa é a última dança para Lance Vance!

GTA Vice City - Tommy quote

A franquia GTA tem um monte de frases cabíveis numa lista dessas, acho que rende até um post à parte. Pra não poluir esse com várias, escolhi uma do Vice City; o psicopata e traficante Tommy Vercetti continua sendo um dos anti-heróis favoritos de quem segue a série.

Talvez por seu temperamento descontrolado misturado com um toque de humor, como no gracejo que faz pouco antes de matar o traíra Lance Vance, perto do final do game. Uma das que mais remetem a cinema, meio Al Pacino, tem entonação e importância que a fazem difícil de esquecer.

Phantasy Star (1988)

A esperança de Alis não venceu o poder de Lassic. A aventura acaba aqui. 

Phantasy Star (Master System) quote

RPGs então, são um prato cheio para escolher cutscenes, citações e personagens. No Phantasy Star, do Master System, a frase do game over é acompanhada de um toque musical triste e a mensagem de desesperança.

Ainda bem que sempre tinha um save pra impedir a vitória do Lassic. Quase ninguém via o game over mesmo...

Resident Evil (1996)

That was too close, you were almost a Jill sandwich!
Essa foi por pouco, quase você vira um sanduíche de Jill! 

Resident Evil (PlayStation) - Barry quote

E falando em cutscenes, a geração 32-bit trouxe uma enxurrada delas, cheias de animação e diálogos, contra os estáticos do passado. Num dos mais lembrados do Resident Evil original, a Jill quase "vira sanduíche" na sala em que o teto vai descendo, sendo salva por Barry, que não perde a chance de tirar um barato de leve.

Super Mario 64 (1995)

It's me! Mario!
Sou eu! Mario! 

Super Mario 64 quote

Não sei porque tanta gente insiste em transcrever essa como "It's-a me, Mario", eu não noto esse "a" extra no sotaque do italiano. De qualquer forma, a fala carregada ao ligar o console continua sendo um marco daquele momento de transição dos 16-bit.

Imagine o impacto de quem vinha do Super NES, comprava o novo aparelho e era recebido pela cara poligonal do Mario falando e fazendo graça. Eu já era crescidinho na época, mas para crianças deve ter sido muito marcante.

Street Fighter II (1991)

I'm the strongest woman in the world.
Sou a mulher mais forte do mundo.

Street Fighter II (arcade) Chun-li quote

Street II tem todas as frases de vitória memoráveis, mas escolhi essa da Chun-li, já que personagens femininas fortes e lutadoras não são (ou eram) tão comuns. Ninguém duvidava da força da chinesa depois de levar um couro.

Afinal, qual outra mulher daria uma surra num gigante como Zangief? Sim, a Cammy, a Leona, etc, mas nesse tempo elas não existiam.

Super Monaco GP (1989)

Be the top driver with the best car.
Seja o melhor piloto com o melhor carro. 

Super Monaco GP - quote

Super Monaco GP foi um hit da minha adolescência e final da infância. Joguei muito e se tinha uma frase que eu e o pessoal que curtia realmente tinha satisfação em ver, era na chegada à equipe Madonna.

Como o carro é o disparado o melhor, a saudação não poderia ser outra, afinal sua obrigação era mesmo ser o melhor piloto com o melhor carro.

Futebol Brasileiro 96

Forte bomba! (ou gomba?)

Futebol Brasileiro 96 quote

Tiroou!
Piriigo!
Repetiçaum.
Forte bomba!
Saque do golero.

Quem frequentou locadoras nos anos 90 tem que lembrar de jogar, ou de alguém jogando alguma versão regionalizada de International Superstar Soccer. Futebol Brasileiro 96 ou Campeonato Brasileiro 96, junto a "série" Ronaldinho Soccer foram as mais populares.

O engraçado era ver aquele monte de moleque pendurado nos SNES, e tudo tomado pelo gritos do narrador paraguaio (ou seria chinês?) tentando falar português. Um dos mais cômicos era o "Dura farta, eh?", junto com o "oi golero" quando fazia uma defesa (ou seria bom golero, ou com o golero?).

Chrono Trigger (1995)

We barely know each other, but somehow, I knew you'd come for me...
Mal nos conhecemos, mas de alguma forma eu sabia que você viria por mim... 

Chrono Trigger (SNES) - Marle quote

Mais um RPG e Chrono Trigger é outro que podia ter um post só pra ele com citações. A que escolhi foi essa sentimental da Marle para Chrono, que ao mesmo tempo fala muito sobre a trama e a ligação dos dois.

Pra quem não jogou, resumindo sem spoilar muito: Marle e Chrono acabam de se conhecer num festival, a garota entra numa máquina de teletransporte, mas algo dá errado e ela desaparece. O herói faz o quê? Arrisca a vida entrando também na máquina, sem ter ideia do que vai acontecer, para resgatar a garota. A frase em questão é dita quando se reencontram, bem longe de casa...

Duke Nukem 3D (1996)

Your face, your ass... What's the difference?
Sua cara, seu rabo... Qual a diferença?

Duke Nukem 3d quote

Além de ser um dos games mais polêmicos da história, Duke Nukem 3D é dos mais escrachados também, com um protagonista cheio de tiradas de humor negro ou ácido, frases de efeito e sacanagens light.

Entre os resmungos e xingamentos contra os aliens, além dessa clássica, tem a inesquecível "My boot, your face: the perfect couple" (minha bota, sua cara: o casal perfeito), "I've got balls of steels" (tenho bolas de aço) ou "Eat shit and die!" (coma merda e morra!).

Altered Beast (1988)

Raise from your grave!
Levante-se de seu túmulo! 

Altered Beast (arcade) quote

Clássico dos clássicos! Você que conhece Altered Beast, tenho certeza que leu e imitou (pelo menos mentalmente) o vozeirão do Zeus do começo do jogo, quando ele ordena ao centurião morto que levante para lutar por sua filha Atena.

Nunca achei o jogo grande coisa, mas como arcade convertido logo no início do Mega Drive, ganhou certo status clássico. Tem personagens grandes e algumas vozes. Outra marcante é "Welcome to your doom!", antes dos chefes de fase.

Daytona USA (1994)

Daytooonaaaaa ♪ 

Daytona USA quote

Nos primeiros anos de popularidade dos gráficos poligonais, Daytona USA foi sucesso nos arcades e depois no Saturn (e mais depois ainda no Dreamcast). Jogo de corrida muito divertido, desses pra acelerar à vontade sem preocupações com realismo, controle, etc. É bem arcade e fim.

Mas uma das primeiras coisas que vêm à mente quando penso nele é a introdução, aquele canto "Day-too-naaaaa ♪". Como citação, podia lembrar também do começo da corrida "Rolling Start!", mas acho o Day-tooo-naaa ♪ mais signicativo.

Friday the 13th (1989)

You and your friends are dead. Game over.
Você e seus amigos estão mortos. Game over. 

Friday the 13th quote

É isso, né? Depois de ser trucidado por Jason & Cia. (monstros diversos) nesse game do NES, não tinha mais o que falar além de game over, mas deram esse jeito de avisar que o jogo acabou. Uma grande ideia, ficou bem personalizado.

Quer dizer, não é só um "vão dormir pois o jogo acabou", precisava dar um motivo pro pirralho ter pesadelos dizendo "você e seus amigos estão mortos", com uma tela preta. Gênios.

Vários jogos

EA Sports, it's in the game. 
EA Sports, está no jogo (?)

EA Sports quote

"To the game", "do the game", "this the game", "tchunegueim".

Não importa como você fala, o importante mesmo é que a assinatura sonora da EA é marcante demais. Se quiser aprender a falar igual o cara, tem um tutorial do próprio narrador ensinando. Talvez a natureza tenha lhe concedido cordas vocais pra isso, aí só falta a técnica, tente.

Phantasy Star II (1989)

I wonder what the people will see in the final days?
Me pergunto o que as pessoas verão nos dias finais? 

Phantasy Star II quote

Phantasy Star II é uma verdadeira maratona de dificuldade. Lutas sem fim, batalhas embaçadíssimas, labirintos longos e chatos pra ca*alho repetitivos. Não gosto dele, mas quem adora desafios hardcore curte.

Depois de tanta dificuldade, o mínimo que merecíamos é um grandioso final, digno dos RPGs de primeira linha, mas nem isso ele nos dá, só uns diálogos muito meia boca e os créditos. Fiquei emput enfurecido quando vi pela primeira vez.

A linha final ao menos tem lance misterioso e meditativo (também é uma lembrança reconfortante do tipo "enfim acabou essa merda").

Final Fantasy III (1990)

Life... dreams... hope... Where do they come from? And where do they go...? Such meaningless things... I'll destroy them all!
Vida... sonhos... esperança... De onde eles vêm? E pra onde vão...? Essas coisas sem sentido... Destruirei todas elas!

Final Fantasy III Kefka quote

Kefka, o vilão da série Final Fantasy com sua insanidade sem limite e o prazer em destruir tudo que puder. Antes da batalha final em Final Fantasy III, ele manda essa frase memorável e típica dos grandes personagens.

Pra ele não basta destruir pessoas e coisas, ele quer acabar com o imaterial como sonhos e esperanças. Isso que é vilão!

Earthworm Jim (1994)

Groovy! 

Earthworm Jim - Groovy quote

Groovy é algo como "legal", "muito louco". Em Earthworm Jim, é a gíria que não sai da boca do minhoca, que a cada passagem de fase comemora com seu sonoro "grooovyy!".

O game é cheio de frases, gritos e exclamações engraçadinhas, e o "grooovyyy" é uma das mais marcantes — com a entonação certa, não há quem tenha jogado e não lembre da tela acima, do bico dele pronunciando.

 

Se quiser citar outras, comente 😉

Artigo anterior
Próximo artigo
Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

Deixe seu comentário

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais recentes

Análises