Game quotes: falas e frases de games antigos

Por: Daniel Lemes
0 248
Se o cinema tem frases e falas clássicas, os games também. Quem não lembra de ao menos uma?
000009Score324
Realmente não sei de onde a nossa ex-Ministra da Cultura tirou a ideia de que videogame não é cultura. Se uma das definições do termo é algo como "cultivo do conhecimento", tenho certeza que muita gente aprendeu mais com jogos eletrônicos do que em aulas de inglês.

Se levarmos pro lado artístico / literário, vira massacre. Certas estórias de RPGs são mais ricas que roteiros de Hollywood e livros que li no ensino fundamental; a maior parte nos acompanha pra vida toda.

Gosto de fazer paralelos de games com o cinema. Os dois sempre tiveram relação estreita como a da literatura + cinema, a ponto de migrar roteiros com frequência — verdade que às vezes dá desastre, mas nem sempre. Mario, Tekken, Max Payne, Need for Speed, Street Fighter, Mortal Kombat, Double Dragon e outros foram pra lá, e quase todo blockbuster virou game.

Se o cinema tem a sua coleção de citações memoráveis, os games também. Quase todo mundo lembra de um "Vivo ou morto, você vem comigo", "Que a força esteja com você" ou "ET, telefone, minha casa", mas o videogame nos deu pérolas "Thank you, Mario, but our princess is in another castle", "Sandwich Jill" e "This is the last dance for Lance Vance!"

Essa é minha lista de falas e frases de games antigos, pegando um misto de clássicas e outras nem tanto; algumas são mais importantes pra mim e menos pro mundo, outras pura cultura pop. Como nunca fui jogador fiel à Nintendo, devo ter deixado muita coisa deles fora. São muitas, então dividi em páginas, não esqueça de ver o resto clicando no link da página 2 lá no final.

Lembra de alguma que não podia faltar? Comente!

Strider II (1990)

Tomorrow is the you'll die.
Amanhã é o dia em que você vai morrer.

Strider II Mega Drive quote

Strider II não teve o mesmo destaque do primeiro, que ganhou prêmios e foi sucesso da Capcom antes de Street Fighter II. Mesmo assim, a continuação do Mega Drive é  bem feita e tem várias vozes.

Uma das que mais me lembro é essa, que rolava quando passava uma das fases. Todas têm um tom grave, dão um clima tenso. Aliás, se você procura um jogo difícil, experimente os dois Striders.

Mortal Kombat (1992)

Come here!
Venha aqui!

Mortal Kombat (arcade) Scorpion quote

Mortal Kombat tinha muita coisa pra chamar atenção quando surgiu. Os gráficos digitalizados e a sanguinolência se destacavam, mas as vozes claras e altas eram um barato também, com gritos que deixavam tudo mais arrepiante. O primeiro game, pra mim, segue sendo o mais tenebroso da série, que ficou muito caricata.

De tantos gritos, esse do Scorpion é um dos mais usados no "mundo real" junto com a versão alternativa "Get over here!".

Super Mario Bros. (1985)

Thank you Mario! But our princess is in another castle!
Obrigado Mario! Mas nossa princesa está em outro castelo!

Super Mario Bros. (NES) Toad quote

Algumas frases pegaram por repetição, caso dessa que aparecia em quase todos os castelos de Super Mario Bros. do NES, com Toad avisando que sua busca pela Peach continuaria.

Com o boom do NES e do Mario, a mensagem virou hit dos "quotes". Hoje é mais que uma lembrança dos 8-bit: é um meme, com frases engraçadinhas no formato "Thank you, fulano, but our alguma-coisa is in another lugar".

Killer Instinct (1995)

C-c-combo breaker!

Killer Instinct (arcade) quote

Uma das vozes que pode ser a mais odiada e amada ao mesmo tempo. Quem jogou Killer Instinct no arcade ou SNES lembra como era insuportável quando enfim você entrava um combo legal nos apelões, tipo Riptor ou Spinal, e de repente lá vinha o maledeto "c-c-cc-combo breaker!!"

Só não era pior do que o "Ultraa-Ultraa-Ultraa" contra você. Mas quando era a gente que fazia, era demais!

Alex Kidd in Miracle World (1986)

Darn it. I lose.
Caramba. Perdi.

Alex Kidd in Miracle World (Master System) quote

Uma das graças dos games antigos: o quanto improvável eram certas jogabilidades, como vencer o adversário no jogo do "pedra, papel, tesoura".

Alex Kidd encontrava um dos asseclas do chefão Janken, o Grande no final de certas fases e ao vencê-los, o lamento rival era com o "Caramba. Perdi." —antes de virar um saboroso bolinho de arroz. Quanta viagem...

GTA Vice City (2002)

This is the last dance for Lance Vance!
Essa é a última dança para Lance Vance!

GTA Vice City - Tommy quote

A franquia GTA tem um monte de frases cabíveis numa lista dessas, acho que rende até um post à parte. Pra não poluir esse com várias, escolhi uma do Vice City; o psicopata e traficante Tommy Vercetti continua sendo um dos anti-heróis favoritos de quem segue a série.

Talvez por seu temperamento descontrolado misturado com um toque de humor, como no gracejo que faz pouco antes de matar o traíra Lance Vance, perto do final do game. Uma das que mais remetem a cinema, meio Al Pacino, tem entonação e importância que a fazem difícil de esquecer.

Phantasy Star (1988)

A esperança de Alis não venceu o poder de Lassic. A aventura acaba aqui. 

Phantasy Star (Master System) quote

RPGs então, são um prato cheio para escolher cutscenes, citações e personagens. No Phantasy Star, do Master System, a frase do game over é acompanhada de um toque musical triste e a mensagem de desesperança.

Ainda bem que sempre tinha um save pra impedir a vitória do Lassic. Quase ninguém via o game over mesmo...

Resident Evil (1996)

That was too close, you were almost a Jill sandwich!
Essa foi por pouco, quase você vira um sanduíche de Jill! 

Resident Evil (PlayStation) - Barry quote

E falando em cutscenes, a geração 32-bit trouxe uma enxurrada delas, cheias de animação e diálogos, contra os estáticos do passado. Num dos mais lembrados do Resident Evil original, a Jill quase "vira sanduíche" na sala em que o teto vai descendo, sendo salva por Barry, que não perde a chance de tirar um barato de leve.

Super Mario 64 (1995)

It's me! Mario!
Sou eu! Mario! 

Super Mario 64 quote

Não sei porque tanta gente insiste em transcrever essa como "It's-a me, Mario", eu não noto esse "a" extra no sotaque do italiano. De qualquer forma, a fala carregada ao ligar o console continua sendo um marco daquele momento de transição dos 16-bit.

Imagine o impacto de quem vinha do Super NES, comprava o novo aparelho e era recebido pela cara poligonal do Mario falando e fazendo graça. Eu já era crescidinho na época, mas para crianças deve ter sido muito marcante.

Street Fighter II (1991)

I'm the strongest woman in the world.
Sou a mulher mais forte do mundo.

Street Fighter II (arcade)  Chun-li quote

Street II tem todas as frases de vitória memoráveis, mas escolhi essa da Chun-li, já que personagens femininas fortes e lutadoras não são (ou eram) tão comuns. Ninguém duvidava da força da chinesa depois de levar um couro.

Afinal, qual outra mulher daria uma surra num gigante como Zangief? (Sim, a Cammy, mas nesse tempo ela não existia).

CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA

1 2 Próxima
0000009 Score Popular 324

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma Resposta


*