Especial Phantasy Star III: Generations of Doom (Mega Drive, FINAL)

Na parte final de Phantasy Star III, Sean e seu grupo vão reunir as armas Nei para derrotar Dark Force. Acompanhe e veja um dos quatro finais.

0
951

Não, eu não desisti, só não tive tempo pra continuar. Mas agora com as férias, fui em frente e enfim terminei o polêmico terceiro game da famosa franquia da Sega.

Se acompanhou desde o início, você viu que na parte 1 tudo começou com o Príncipe Rhys tentando resgatar sua noiva, Maia, que foi sequestrada (supostamente) pelos layanos; na parte 2, nos aprofundamos na aventura de Rhys, e na anterior, concluímos sua saga, e toda a jornada de seu filho Ayn até a luta contra o ciborgue Siren. Vamos com a última parte, concluindo a saga de Sean, neto de Rhys, na luta contra Dark Force, para assistir ao final de Phantasy Star III.

Como disse no fim da parte 3, Sean é meio layano, dono de técnicas de ataque como Tsu, Gra, etc; uma muito mais poderosa vai se revelar no final, mas por enquanto, do lugar em que chegou (no meio do deserto), siga à caverna na região noroeste e faça o caminho até Landen (veja no mapa de Aridia). Se quiser, dê uma passada antes em Hazatak e bata papo com a robozada, eles têm dicas sobre os próximos passos.

Depois de cruzar a passagem Aridia > Landen, você sai na caverna bem ao sudeste, faça o longo caminho até Landen. Na cidade você encontra um povo falando sobre Lune e seu exército de monstros. Sari, a rainha local, vai pedir que você encontre uma máquina no mundo ao sudoeste de Landen e a use para encontrar o tesouro de Laya, a chave para parar a guerra. Vida de herói é assim: vá pra onde a mulher falou caçar a tal máquina.

Phantasy Star III Sari

Fale com a rainha Sari para receber a missão, depois siga ao sudoeste - é uma caverna que fica bem na beirada do mapa, lá no cantinho (passagem para Elysium). Dentro dela tem três baús, mas os itens provavelmente são mais fracos dos que os que você já está usando. Mesmo assim, trate de pegar, valem grana para venda.

Chegando ao novo mapa de Elysium, siga ao sudoeste, até a cidade de North Divisia. Depois de fazer o básico (lojas, chat com o povão que vai falar as coisas interessantes de sempre), siga ao castelo mais ao sul, dentro da cidade. Lá, se seguir ao leste da sala do trono (se quiser, fale com o rei e os criados sobre o piloto da nave), o dungeon é bem simples e no final só tem um baú de Trimate. Nem monstros têm ali.

Siga então para o outro lado, a escada na sala superior oeste. Outro labirinto bem direto, é só tomar o caminho norte no começo, o lado sul não tem saída. Se quiser procurar, tem um Antidote na saleta do canto inferior direito. Siga logo ao oeste em busca da escada. Suba e estará do outro lado do castelo. Agora é só sair da sala e seguir ao portão sul, que leva a South Divisia.

Não tem porcaria nenhuma de itens bons. Se quiser, fale com o povo e um velhinho conta que na caverna a oeste tem coisas interessantes, entre elas partes / acessórios para Wren. Outra dirá que para obter o Aerone (seja lá que por*a for isso), você precisa do Pingente de Laya (Laya's Pendant). Troque ideias com as pessoas ali para saber mais, depois siga ao sul, saindo da cidade. Use o Monitor para localizar o ponto ao oeste - é a caverna onde está o bendito tesouro. Prepare-se para muitos monstros bizarros pelo caminho, como umas estrelas nada a ver e uns ciclopes bombadões tipo gogo boys com um caixote na cabeça (!).

Phantasy Star III Wren submersibleProcure subir o nível do time um pouco. Meu Sean tinha nível 3; elevei até 5, com 43 nos outros dois. O caminho é curto mas chato, mal se consegue cinco segundos de caminhada sem ser acossado pelos bichos, e a maioria ainda vem no esquema de emboscada (ambushed!).

No dungeon (Rebel Cave), siga ao norte para pegar o ForceHelmet no extremo noroeste. Tem um robozão fortíssimo ali dentro que dá muito XP, aproveite para matar todos que aparecerem. Depois de voltar e seguir a leste, o baú com o "HuntgBand" é natural, continue ao leste para pegar o outro baú com o CeramGear. Ou siga direto ao centro do labirinto e pegue logo a "SubPart", além dos outros baús também. Depois volte tudo e saia (ou use Escapipe). Faça o longo caminho de volta até Aridia, cruzando outra vez o castelo de Divisia, passando por todas as cavernas necessárias, etc. Um grande pé no saco.

Seu objetivo é voltar a Hazatak, passe na cidade para descansar e salvar, depois siga ao sul bem pertinho do rio, encostado mesmo. Uma hora Wren vai bancar o transformer e usar a peça coletadas pra virar um tipo de submarino, que vai levar todo ao mundo secreto onde Laya habita, o submundo de Aridia, dentro do redemoinho.

É fácil, só tem o palácio a oeste. Fale com os sacerdotes e pegue dicas. A Laya que está ali é na verdade a irmã mais nova da outra "famosa", mas também chama Laya. Encontre-a e ela se juntará ao grupo.

Um dos velhinhos já avisa o próximo passo: seguir com Laya rumo a sudoeste do deserto em busca da "chave da verdade" em Mystoke (caverna de passagem para Frigidia).

Phantasy Star III Laya

No labirinto, use o mapa pra fazer a habitual caça aos baús; tem uma LaserKnf, um CeramBow e uma ForceStf pra serem coletados. Dê os itens cerâmicos (CeramBow e CeramCrw) para Laya e equipe-a. Ela também vai subir alguns níveis pelo caminho, tem uns monstros que dão bastante XP, incluindo as Bushi, essa da imagem aí embaixo, uma guerreira de cabelo rosa que mostra a bundinha reluzente (que isso, Sega?).

Mas o que realmente interessa são as escadas no final, no canto inferior direito do mapa.

Phantasy Star III inimigos

Phantasy Star III Frigidia
Bem-vindo a Frigidia, onde faz um frio desgraçado o ano todo!

Nossa meta é o centro do mapa, onde fica a cidade de Mystoke. Se precisar use o monitor. Tem uns inimigos bolas de fogo no caminho pra te aquecer (literalmente) que usam a tech Foi e tiram 25 de vida em todo mundo. Chegando à cidade fale com o pessoal para descobrir algumas coisas sobre a presença de Laya por ali e o castelo (a mocinha perto da loja de armas dá todo o roteiro: use o pingente para ouvir as palavras finais de Laya, então siga para Aerone, ao sul de Divisia).

É hora também de comprar equipamentos. Não compre armas ainda, prefira as armaduras. As recomendáveis são PlanarArm, RoyalFib, RoyalVest e RoyalPrtc. Quando puder, compre também o RoyalRobe - todas com preços absurdamente altos. Aproveite para vender as bugigangas que andou recolhendo nas cavernas, se ainda não o fez.

Com tudo isso feito e os níveis de todo mundo elevados, siga para o castelo, mais lutas o aguardam.

Nota: lugar para ganhar dinheiro é fora da cidade, ali os monstros são ricos. Nem tente ganhar mesetas matando os bichos dentro do castelo, eles dão muito mais XP. Deixe pra ir lá quando for a hora de seguir em frente.

Uma das buscas mais difíceis do game até aqui. Os robôs de armadura roxa são uns fdp, e há várias escadas e salas para passar até chegar ao meio do castelo, onde está o item procurado. Tudo começa na escada no extremo sudeste, e pra chegar lá  tem que dar a volta no castelo, indo pelo oeste, depois seguindo pelo corredor de plantas.

O labirinto não é difícil. Ignore a porcaria do Antidote lá na sala no canto leste, siga seu rumo até a escada perto do baú do Trimate - nas saletas do castelo, é só andar um pouquinho pro lado e acessar a escada. Só complica na parte com várias escadas - pegue a que fica mais ao sudeste. Aí é caminho obrigatório até a sala do trono. Abra o baú e pegue o Pingente de Laya.

Phantasy Star III Laya's Pendant

Lembra do que a menina da cidade disse sobre ouvir a voz de Laya? Use o pingente para descobrir a mensagem perdida da líder layana.

A mensagem é...
Sister, it's time for you to know the truth. Though Orakio and I have fought for many years, we finally realize that we have been deceived. An evil force from times beyond legend is using us to satisfy it's desire for pain and suffering. We are joining forces to fight this ancient evil. In case we never return, I leave you the pendant; you will hear this when your are ready. Goodbye!

Irmã, é hora de você saber a verdade. Embora Orakio e eu tenhamos lutado por muitos anos, finalmente percebemos que fomos enganados. Uma força maligna de tempos ancestrais está nos usando para satisfazer seu desejo por dor e sofrimento. Estamos juntando forças para lutar contra esse velho mal. Caso nunca retornemos, deixo para você este pingente; você vai escutar isto quando estiver pronta. Adeus!

Faça o caminho de volta para sair do castelo. Descanse na cidade e siga para o templo localizado ao noroeste de Frigidia - templos são aquelas casinhas estranhas que você vê desde o começo do jogo e não sabia pra que servia, pois quando ia ao altar só levava um esporro de uma voz do além ("caiam fora daqui" ou algo assim).

Phantasy Star III templo layano

Vá ao altar e o grupo é teletransportado para Elysium! É o fim das andanças em cavernas, e agora sabemos pra que servem os benditos templos. Essa é a ordem dos "planetas" dentro da nave Alisa III:

Phantasy Star III ordem dos templos

O funcionamento básico é esse: entre no templo ao sudoeste de Draconia, e será transportado para Terminus (e vice-versa); se for o templo ao sudeste de Landen, vai parar no noroeste de Aridia, etc. Siga o diagrama.

Siga para a cidade de Aerone, que fica mais ou menos no meio do mapa de Elysium, ao noroeste do templo em que você chegou. Fale com as pessoas e descubra algumas coisas (adiantando: ali é a morada final dos pilotos de Alisa III, e ao leste fica o caminho para a lua Dahlia). Há uma boa loja de armas de lacônia, aproveitei a grana coletada no caminho para comprar outra garra de lacônia para Mieu e o LaconBow para Laya.

O próximo passo é seguir para Dahlia, e aí uma sacanagem básica do jogo, tipo aquela portinha secreta do DarkFalz em PS I; para entrar no dungeon secreto, vá até o canto inferior direito da cidade e siga em frente onde o caminho termina.

Phantasy Star III caminho para Dahlia

Não tem quase nada, só um baú com um Monomate ao norte; pegue-o e suba na nave que vai levá-lo à Dahlia. Siga ao sul até encontrar a escada, então vá subindo até a escada que desce de nível (veja no mapa). Converse com os guardas, e eles te avisam sobre o "humor" de Lune, e mais partes de Wren que servirão para chegar a parte escondida de Frigidia.

Fale com as pessoas perto do trono. Kara vai juntar-se ao grupo. Fale também com Alair e Lune.

Spoilando...
Alair, a irmã de Lune, revela que ficou em sono criogênico por mil anos, e quando acordou, foi sequestrada pelos orakianos. Além disso, foram ela e seu irmão os responsáveis pela destruição de Satera. Já Lune lutou no exército de Laya e acabou sendo banido por Orakio ali em Dahlia, também passando muitos séculos adormecido antes de se vingar destruindo Satera. Mas ambos se arrependeram do caos causado.

Desça as escadas. O labirinto é bem complicado e mesmo de olho no mapa é fácil entrar em algum lugar fechado. Colete os baús que tem bons itens e dê o ForceCrw para Laya, o ForceGear para Wren, o LaconBand para Kara. Se Sean já não tiver o PlanarArmr, dê-lhe o LaconArmr. Quando pegar o LaconCrwn no meio do labirinto, equipe Laya.

Quando pegar o AeroParts, use um Escapipe e caia fora, nada mais ali por enquanto. Pegue a nave e volte para a cidade, descanse, então vá àquela pista do lado de fora da cidade e Wren se transforma numa nave "aerojet". Agora você pode voar livremente pelo mapa, pousando em outras pistas.

Mas não vá longe, fique por aí mesmo e volte a Frigidia, usando o palácio sudeste. Em Frigidia, vá a pista mais próxima e com a nave voe até o castelo que flutua sobre á água aao norte do mapa - o Castelo de Skyhaven.

Phantasy Star III Skyhaven
Skyhaven

Chegando ao final do castelo, fale com o conselho, eles darão informações sobre as armas legendárias que devem ser obtidas. São a Orakio's Sword, Miun's Claw, Siren's Shot, Laya's Bow e Lune's Slicer. Você já tem duas delas. Para descobrir a "antiga palavra de poder" precisamos dos cinco itens.

Para começar, precisamos obter outra subparte de Wren, que está no labirinto do Skyhaven. Desça lá e pegue os itens nos baús, incluindo o AquaParts para Wren. Vale notar para a presença de um dos monstros "mais criativos" que já vi nos games, que parece uma bola de gude flutuante, o "Globe"; atenção aos Demoness, uns caras dourados que são bem fortes e quando aparecem em grupo dão mais de 20 mil XP.

Quanto aos itens, pra facilitar sua vida, dê o LaconRbn para Mieu e o RoyalCrw para Laya. O HuntgBow deve ser mais fraco que o arco que Laya já usa. Termine de pegar os itens e caia fora (se quiser use um Escapipe, mas recomendo que volte a pé para ir ganhando experiência). Saia do castelo e voe para a cidade que fica numa ilha isolada a oeste, New Mota. Pouse na pisa local.

Depois de descansar vá ao centro da cidade e vale com os velhinhos, eles vão contar a história do que aconteceu 1000 anos antes, revelações importantes do enredo.

Spoiler violento
Eles explicam que 1000 anos antes um ser maligno chamado Dark Force (conhece?) causou a destruição do planeta Palma, aquele verdinho de Phantasy Star I. Veja as naves vazando antes da explosão:

Phantasy Star III fuga de Palma

Apenas uma pequena parte dos habitantes conseguiu escapar numa frota de 400 naves-colônia, mas Dark Force se embrenhou numa delas e foi destruindo as demais, até que Orakio e Laya conseguiram prendê-lo. Restaram só duas colônias: Alisa III (onde Dark Force ficou aprisionado) e Neo Palm.

Aproveite os bons itens da loja local de armas, as Planar são melhores que as de lacônia, pena que são caras pra K7, mas a loja de armaduras tem itens feitos com o metal. O melhor é que algumas aumentam também a defesa, como a PlanarClw de Mieu. São muito caras mas valem a pena. Trabalhe bastante para comprar todas as armas que puder (a PulseVcn não me serviu pois já tinha a PulseCnon, melhor). Das armaduras, só comprei a LaconRobe para Kara, que ainda usava a SteelRobe.

Dica: pra ganhar muito dinheiro, não fique de bobeira ali em Frigidia: embarque com Wren de volta para o Skyhaven, aquele dungeon é um verdadeiro caixa-forte, alguns grupos de inimigos dão quase 5 mil mesetas. Em cerca de 40 minutos de "trabalho", consegui quase meio milhão de mesetas!

Quando já estiver bem armado, continue a busca pelos artefatos especiais. A primeira é a Siren's Shot, que está na Sage Island, em Aquatica; vá pra lá usando os templos, você já viu como. Para chegar a ilha é só usar Wren como jetski (aquaskimmer) a partir da ponte perto de Shusoran.

O labirinto simples e de caminhos obrigatórios, vá pegando os baús. Alguns monstros novos vão aparecer, incluindo finalmente alguns decentes como o dragão (Wyrm) e um morto vivo gigante (Wraith), que dão quantidades absurdas de XP. O RoyalEmel pode aumentar muito a defesa de Laya, mas se ela tiver o RoyalBow, vai perder poder de ataque. Equipe Wren com o Vulcan, será a melhor arma até quase o fim do game. A RoyalSword é pior que a Planar que Sean já tem.

Siga até encontrar Siren (lembra dele na geração anterior?), que lhe deixará o Siren's Shot. Se quiser converse com os velhotes no fim, são eles que vão lhe ensinar a palavra do poder depois de ter os cinco itens perdidos. Pode vazar daí (use um Escapipe ou volte a pé).

Phantasy Star III Sean e Siren

Phantasy Star III - Wraith e Wyrm
Os monstros de PSIII são de uma pobreza sem fim; esses aí até que se salvam da catástrofe.

A próxima parada é em Landen, em busca da Espada de Orakio. Use os templos, então siga ao palácio submerso ao sul de Yaata (use o aquaskimmer). Vá até o centro onde está a espada e pegue-a.

Como ela estava não estava ali de bobeira, mas selando a prisão do Dark Force, de quebra você vai liberar o maior maléfico da história. Vai também aprender a técnica Megido, mas nem sonhe em usá-la ainda, não terá serventia.

Phantasy Star III Orakio's Sword
Parabéns, você tem a espada de Orakio... Mas acabou de libertar o Dark Force, seu mané!

A parada final por armas é em Aridia, em busca da Miun's Claw. Volte pra lá e siga ao norte de Hazatak para falar com aquele velho "ciborgue maluco" que fica andando a esmo no deserto. Miun está em péssimo estado já que passou bastante tempo ali. Fale com ela, que lhe entrega seu item antes de desmontar. Equipe Mieu com a garra.

Phantasy Star III Miun

Enfim com todos os itens em mãos, volte à Sage Island, em Aquatica, para falar com os velhinhos que lhe ensinarão a palavra de poder "Nei". Mieu vai também aprender uma nova técnica, "Grantz".

Agora é preciso aumentar o nível das armas. Para isso vá ao Skyhaven, em Frigidia, e fale com os anciãos, eles vão mandá-lo equipar o grupo com os itens Nei. Arme seu time, é hora da batalha final.

Batalha final - Dark Force

Essa é a configuração ideal, você não precisa ter todos os itens, mas quanto mais tiver, melhor. Recomendo níveis acima dos indicados para não sofrer muito.

Sean (nível 13)

Head - LaconHelm
Hands - Nei Sword
Torso - PalanarArm (compre em Mystoke, Frigidia)
Feet - RoyalBoot (compre em Rhysel, Aquatica)

Mieu (nível 50)

Head - LaconRibn (no dungeon do Skyhaven)
R Hand - PlanarClw (compre em New Mota, Elysium)
L Hand - Nei Claw
Torso - Royal Vest (compre em Mystoke)
Feet - ForceBoot (compre em Rhysel)

Wren (nível 50)

Head - LaconGear (no dungeon de Dahlia)
Hands - Nei Shot
Torso - RoyalPrtc (compre em Mystoke)
Feet - nada

Laya (nível 46)

Head - RoyalCrwn (no dungeon do Skyhaven)
Hands - Nei Bow
Torso - Royal Fib (compre em Mystoke)
Feet - ForceBoot (compre em Rhysel)

Kara (nível 3)

Head - RoyalBand (compre em Endora, Draconia)
R Hand - PlanarSlr (compre em New Mota)
L Hand - Nei Slicr
Torso - RoyalRobe (compre em Mystoke)
Feet - ForceBoot (compre em Rhysel)

Antes de ir pro combate, passe em alguma loja e compre muitos Trimates, distribuindo pro pessoal - serão usados para manter todos inteiros até chegar no Dark Force, afinal há um duro caminho até ele. Passe também na loja de distribuição de techs (aquele com o escudo na porta) e maximize o poder da Gires de Mieu e Laya. Maximize também a Fanbi, que num momento de mais conforto pode ser usado e levar o ataque de um membro do time a ficar bem mais forte - duas ou três Fanbi sobre Sean com sua Orakio's Sword, e ele fará estragos animalescos.

Quando estiver tudo ok, vá para Terminus (pode usar o templo a leste em Frigidia). A cidade é um antro do mal, tanto que não restou nada, só a cidade voadora no centro do mapa, Lashute, um tipo de esconderijo de tudo que não presta no mundo de Phantasy Star III. Os monstros mais fortes já enfrentados estão ali, seja no mapa, cidade ou dungeon. Não use as techs de cura se apanhar no caminho, pra isso foram comprados os Trimates.

Phantasy Star III Lashute
O covil, antro de todo o mal no mundo. Prepare-se para lutar adoidado.

 

A mensagem de boas-vindas na entrada da cidade é hospitaleira e camarada: "A morte aguarda você nesta cidade de Lashute". Não por acaso, é a única cidade com monstros fora do labirinto, entre Torturers, Defenders e até uma tal de Fatima - são todos bem fortes, mas se você subiu os personagens aos níveis indicados, não deve ter maiores problemas.

Converse com as outras pessoas que vir pelo caminho, elas não são amistosas, mas têm informações sobre as gerações passadas. Veja o mapa para não se perder, tem vários caminhos sem saída e se ficar rodando de bobeira vai perder muito HP lutando com esses estorvos. Poupe sua energia.

No fim da longa escadaria a oeste, está um cara interrompendo o caminho: é Rulakir, um gêmeo de Orakio que deixou-se possuir por Dark Force 1000 anos atrás, quando sua família morreu na guerra entre Laya e Orakio. Então já sabe, é a sub-chefe final. Não tem muito segredo: sente a mão nele e quando levar fogo, use os Trimates, ou numa necessidade máxima, uma sequência de Gires de Mieu e Laya. Derrotado, Dark Force sai do pobre homem que enfim morre em paz.

Phantasy Star III Rulakir derrotado

Agora chegamos ao dungeon final. Nem perdi tempo indo atrás de itens de lacônia, temos coisa bem melhor; os baús que valem a pena aqui são os que tem o Star Mist (item raro que enche todo o HP de todos), o Moon Dew (ressuscita um membro do time) e o RoyalGear (para equipar Wren).

Depois de pegar os itens, passe os Trimates que ainda tiver para os não-curandeiros, você não vai perder uma rodada de Gires para usar Trimate em alguém. Dê também os Star Mist e Moon Dew para outros além de Laya e Mieu. Quando estiver perto do Dark Force (pitorescamente, o monstrão está dentro do baú), encha a energia de todos com Trimates e finalmente vá à luta.

Phantasy Star III Dark Force
Finalmente o Dark Force, mais feio do que nunca.

Concentre todos os ataques primeiro na mão esquerda do bicho (lado direito da tela), senão ele fica usando Gires em si mesmo e restaurando HP enquanto a outra mão te detona. Nem precisa tanto esforço; depois ataque a mão direita e por fim concentre-se na cabeça. Ele pode atacar com um golpe simples de garra, ou usar uma tech que acerta todos. Se acertar duas rodadas de tech seguidas, é quase certo que alguém do grupo vai morrer, então use a Moon Dew ou a tech Rever no falecido(a).

Não é muito difícil. Com Dark Force derrotado, ele desaparece no ar...

Spoiler final
...mas deixa uma ameaça:

Me arrependo de ter destruído apenas uma lua. Não temam, eu retornarei em 1000 anos; vocês estarão mortos, mas visitarei seus descendentes! Será um reencontro feliz, eu prometo!

A tech Megido é invocada, destruindo a maléfica cidade de Lashute, e a tech Grantz de Mieu teletransporta o grupo para longe dali, em segurança. As naves Neo Palm e Alisa III se reaproximam. É o fim (um deles, são quatro: finais de Sean, Crys, Adan e Aron).

Se preferir, veja o final em vídeo:

Créditos

  • GameFaqs - li mais de uma matéria pelo caminho, mas recomendo essa pra quem entender um pouco de inglês, pois cobre todos os finais possíveis.
  • The Complete Guide to Phantasy Star III - como diz o nome, é mesmo um guia completo de Phantasy Star III, com dicas, mapas, sprites e tudo que você precisa. Todos os mapas (trabalho inestimável da parte de quem os criou) usados nesse especial vieram de lá.
Artigo anteriorEnjoo jogando videogame? Você sofre de cinetose
Próximo artigoR360, a cabine de arcade da Sega pra quem tem estômago forte