Emulação: Mega Drive e Master System com o Kega Fusion

Com o Kega Fusion você vai jogar games clássicos das máquinas da Sega. Veja como configurar, gravar gameplays e muito mais.

9
6587

Apesar de fora do mercado de consoles há anos, a Sega continua um nome forte — pelo menos na história — graças ao sucesso que fez com máquinas como o Master System, Game Gear, Mega Drive e um pouco menos, mas ainda assim apreciadas por um público fiel, com Sega CD e 32.

Se você foi o feliz proprietário de um desses videogames e não tem mais como usar os carts e CDs que sobraram no baú, não precisa arrumar um console: emuladores quebram o galho. Não é uma experiência tão completa e nostálgica quanto usar o próprio aparelho numa TV de tubo, mas talvez sirva pra matar saudade.

Se não tem a mínima ideia do que é emulador, a série é dedicada à você. Nesta parte 2 da série sobre emulação, veremos como usar o Kega Fusion, que nem requer instalação e simula as principais plataformas da Sega em seu computador Windows, Mac ou Linux. Funciona com jogos de todas as regiões, aceita controles, tem compatibilidade de quase 100% e conta com as "mordomias" que só a emulação oferece, como filtros, gravação de gameplay, etc.

Continua boiando? Leia a nossa Iniciação aos Emuladores, na parte I - Atari 2600

Kega Fusion = Sega

Nota: o procedimento mostra o uso do Kega Fusion para a versão PC 32-bit. Outras devem ser muito semelhantes se não iguais.

O Kega Fusion (vamos chamá-lo só de Fusion daqui por diante) é um emulador dos seguintes videogames da Sega: SG-1000, SC-3000, SF-7000, Master System, Game Gear, Mega Drive, SVP, Pico, Sega CD e 32X. Está disponível para Windows 9x, Windows ME, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Mac OSX (Intel) e Linux.

Foi desenvolvido por Steve Snake como programador principal, a partir de outro emulador, o Kega Lazarus. Depois de perder todo o código-fonte do primeiro, ele teve que reescrever o programa, criando a nova versão, batizada de Fusion. Tem uma página bem organizada, contando com fórum (em inglês, claro) para sanar dúvidas e muitos arquivos de suporte como plugins.

Ele é oferecido em sistema donationware (baixe gratuitamente mas considere fazer uma doação).

Download do Fusion

Na página oficial do Fusion você pode baixar a versão mais atual.

downloads kega fusion

Você terá um arquivo zipado com o nome Fusion364. Extraia o conteúdo usando um programa como o 7zip ou WinRar.

Clique sobre o aquivo com o botão direito e selecione "Extrair aqui" (WinRar) ou "7zip > Extrair aqui".

Descompactando o Fusion
Na seta maior, o arquivo. As duas setas menores indicam uma das duas opções das mais conhecidas para descompactar o arquivo: WinRar e 7Zip

Restará uma pasta com o mesmo nome do arquivo. Nela estão os arquivos de emulador, incluindo codecs, história e um "leia-me" (read me).

Kega Fusion já descompactado e pronto para uso

Como instalar?

Não precisa instalar. Basta dar um duplo-clique sobre o arquivo "Fusion" ou "Fusion.exe" (dependendo da configuração do seu sistema operacional, o .exe pode não ser exibido). O emulador será aberto.

Kega Fusion - tela inicial

A partir daí, só faltam ROMs, ISOs ou CDs de games. A maior parte das configurações básicas servem para jogar, mas vamos ver cada uma. Para rodar jogos do Sega CD, também é necessário um arquivo BIOS.

IMPORTANTE: ROMs, ISOs e BIOS não acompanham o emulador. Usar ROMs e ISOs sem ter os jogos, e usar a BIOS do Sega / Mega CD sem ter o console é ilegal. Leia mais em Emuladores: afinal, é legal jogar neles?

Emulando no Fusion

Master System / Game Gear

Crie uma pasta para seus arquivos de jogos (ROMs), organizada e colocada onde quiser. Eu preferi criar uma pasta "roms" na raíz do Fusion, e dentro dela organizarei pastas separadas com jogos dos consoles.

Rom do game Alex Kidd in Miracle World na pasta do Kega Fusion

Na janela do Fusion, siga pelo menu File > Load MasterSystem ROM (ou use o atalho Ctrl + M).

Carregando a Rom para Master System no Kega Fusion

Navegue até a pasta onde deixou o arquivo ROM e selecione-o. Pronto, o game já vai rodar.

Alex Kidd in Miracle World rodando no emulador Fusion

Som FM do Master System

As versões japonesa e coreana do Master System têm um chip de som FM que melhora muito a qualidade de áudio de certos games. Ele também pode ser emulado (ou desativado) no menu Options > Set Config, na guia SMS/GG — deixe desmarcada a caixa "Disable YM2413FM" (ou marcada para desativar).

Como desabilitar o som FM no Master System pelo Fusion
Marque a caixa indicada para desativar a emulação do chip de áudio FM

Como os Master System não-japoneses não têm o chip, muita gente pode não gostar do som nos poucos jogos que o usam, ficam bem diferentes do que a gente ouvia antigamente com nossos consoles brasileiros ou europeus. Se for o caso, desative.

Mega Drive / 32X

Mesma coisa. Organize ROMs de jogos numa pasta, e use o menu File > Load Genesis/32X, navegue até o arquivo do jogo e carregue-o.

Super Monaco GP (Mega Drive) rodando no emulador Fusion

Os jogos do CD32X também funcionam, veja o procedimento para o Sega CD que é idêntico.

Sega CD

Podemos rodar games de Sega CD através de uma imagem do disco (ISO), ou com o próprio CD original no drive de CD/DVD de seu computador.

Para rodar a partir do ISO, carregue-o pelo menu File > Load SegaCD Image. É a mesma coisa que carregar os games de Master System e Mega Drive em ROM, que vimos antes.

Nota: só funciona depois que for apontado o caminho para o arquivo BIOS necessário. Por exemplo, se você quer rodar um game japonês, precisará da BIOS japonesa do Mega CD; europeu, BIOS do Sega CD europeu, e americano / brasileiro, BIOS americano.

Configurando as BIOS

Primeiro coloque o arquivo (que vai obter em algum lugar na internet; lembre-se que são protegidos por lei e você só poderá usá-los se for dono de um Sega CD) em algum lugar no seu computador que seja utilizável pelo emulador — eu coloquei na raíz do Fusion, criando as pastas para o caminho bios > SegaCD.

Na pasta Sega CD coloquei o BIOS americano do Sega CD, pois vou rodar o game Tom Cat Alley nacional (que usa o sistema americano).

Arquivo da BIOS de Sega CD colocada na pasta raíz do Fusion
Arquivo da BIOS de Sega CD colocada na pasta raíz do Fusion
CD do game Tom Cat Alley para Sega CD
CD americano do game Tom Cat Alley para Sega CD, vai rodar na unidade de DVD do computador.

De volta ao Fusion, siga ao menu Options > Set Config. Clique na guia Sega CD. Ali você indica o caminho para o BIOS que tiver disponível: no meu caso, USA BIOS. Clique em Browse, navegue até a pasta em que colocou o arquivo de BIOS, selecione-o e clique em Abrir.

Confirme clicando em Aplicar. Seu Fusion já está configurado para rodar jogos de Sega CD.

Ajuste o caminho para a BIOS do sistema que vai usar (onde salvou o arquivo antes)
Ajuste o caminho para a BIOS do sistema que vai usar (onde salvou o arquivo antes)

Para ter certeza de que o Sega CD está funcionando, siga ao menu File > Boot SegaCD. Você deve ver a famosa tela:

Emulador Fusion com boot do SEGA CD americano / nacional

Mas seu game ainda não vai carregar, tem que indicar qual o leitor de disco em que colocou o CD! Se ainda não fez isso, siga ao menu Options > CD Drive e selecione sua unidade de leitura.

Pronto.

Aponte o caminho para seu drive, onde colocou o CD do SEGA CD
Aponte o caminho para seu drive, onde colocou o CD do SEGA CD

Aperte TAB para dar reset no "console". O game deve ser carregado normalmente.

Game Tom Cat Alley do Sega CD rodando no emulador Fusion

Opções adicionais do Sega CD

Algumas não valem a pena mexer a não ser em casos muito específicos. Entre as mais comuns e úteis:

Desativar FPS e luzes: por padrão, no canto esquerdo inferior da tela estarão os FPS (quadros por segundo) do game e o estado dos leds do Sega CD. Você pode desativá-los no menu Options, desmarcando as opções Show FPS e Show SegaCD LEDs.

High Priority: ative no mesmo menu Options se quiser que a execução do jogo fique acima dos outros processos do CPU. Útil quando acontecem pequenos travamentos devido a vários programas abertos no plano de fundo.

Usar drive virtual: se você tiver ISOs de games montados (através de algum programa, como o Virtual Clone Drive), também pode abrir os jogos no menu Option > Drive.

Perfect Sync: se acontecer algum problema no jogo do Sega CD, talvez ativar o Perfect Sync resolva (obriga os "processadores" do Mega Drive e Sega CD a trabalhar em sintonia, exigido por certos jogos não especificados pelo autor do programa).

Criar cartucho de RAM: lembra do RAM Cartridge do Sega CD, para salvar avanços dos games? Você pode criar e carregar um pelo menu File > Create New RAM Cart (carregar pelo File > Load Ram Cart). Se todos os saves de um RAM cart estiverem usados, é só voltar ao menu e criar outro. Útil para quem gosta de manter a experiência o mais fiel possível, sem usar savesates.

Emulador Fusion recria também o cartucho de RAM do Sega CD
Emulador Fusion recria também o cartucho de RAM do Sega CD

Memória interna do Sega CD: além do cartucho de memória, é possível simular a memória interna do aparelho, no menu Options > Set Config..., guia SegaCD. Em BRM files só é preciso indicar o caminho para onde os arquivos de games salvos (pelos savepoints normais do jogo) serão colocados.

Uso geral

Salvar o jogo

Você pode salvar seus avanços no menu File > Save State As...

Usando o save state do emulador Fusion
Você pode usar os save states em qualquer lugar: o jogo é salvo exatamente naquele ponto, não importa onde você esteja

Se quiser manter mais organizado, pode criar uma pasta só para arquivos de salvamento. Quando quiser voltar exatamente ao lugar que salvou, use o menu File > Load State As..., navegue até o arquivo de salvamento e confirme.

Você também pode salvar estados automaticamente teclando F5 - por padrão, salvará na posição zero do "memory card". Se quiser salvar em outras posições, mude o slot em File > Change State Slot. Cuidado para não salvar por engano em cima dos slots já usados.

Tirar screenshot ("foto" da tela)

Definindo o local em que o Fusion salva os screenshots
Definindo o local em que o Fusion salva os screenshots

Aperte Shift + F12 ou use o menu File > Save Screenshot. Os prints vão para a pasta definida no menu Options > Extra > Screenshot, e são salvos no formato TGA (mude no local indicado o formato e a pasta padrão, se preferir).

Opções de vídeo

Localizadas no menu Video. Só as mais interessantes:

Jogar em tela inteira: apenas tecle Esc quando a emulação começar. Para voltar à janela, tecle Esc outra vez.

Scanline: para simular as linhas de resolução dos tubos CRT. Se não há outra opção senão jogar num LED, você pode ativar o filtro e ver se gosta do resultado. Não gosto de mais que 25%, fica à seu critério.

Super Monaco GP do Mega Drive sem e com Scanlines no Fusion
Super Monaco GP do Mega Drive sem e com Scanlines no Fusion

Normal e TV Mode: simula modos de imagem de acordo com o tipo de conexão de vídeo: RF ou CVBS.

Fixed Aspect e Nearest Multiple: determina como a tela será ajustada ao monitor; tente outros modos se você tem um monitor widescreen e não gostou da forma da tela.

Filtered: filtra a imagem deixando-a mais suave. Desative e veja que os pixels ficam sólidos.

Render Plugin: função avançada, vamos ver num tópico separado, continue lendo.

Brighten: mais brilho na imagem.

Log AVI file: permite gravar a tela do emulador num arquivo de vídeo formato AVI. Como a função usa um codec próprio, você precisa primeiro instalá-lo - ele vem junto com o programa, na pasta codecs. Essa função é avançada, vamos ver mais à frente...

Plugins de vídeo

Naquela opção Render Plugin estão os plugins de vídeo, que darão um algo a mais nos gráficos. O Fusion roda numa boa sem eles, ou seja, para você jogar nem tem que se preocupar com eles.

Mas como sempre tem quem queira esse algo a mais, vamos lá... Baixe o pacote de plugins para seu sistema operacional no próprio site do emulador.

plugins de video fusion

Extraia na pasta raíz do emulador o conteúdo do arquivo baixado, como fez antes (usando WinRar, 7Zip, etc). Eles serão colocados numa pasta já com o nome Plugins.

A pasta de plugins de vídeo já descompactada na raíz do emulador

Se quiser, abra a pasta e veja que estão lá vários arquivos. Eles são os plugins que serão ativados no Fusion pelo menu Video > Render Plugin. Se o Fusion estiver aberto, feche-o e abra outra vez. Siga ao menu Video > Render Plugin.

Agora sim!

Plugins de vídeo já carregados no Fusion
Plugins de vídeo já carregados no Fusion

Para testá-los, inicie um game e vá ativando cada plugin e conferindo o efeito. Um muito apreciado é o 2xSaI. Usando em combinação com outros fica bom, mas quanto mais filtros, pior pode ficar a emulação, se seu computador for uma carroça.

Se quiser mais, procure na internet por outros pacotes de plugin. Tem um mais completo que esse oficial; pesquise no Google algo como "kega fusion plugins", "kega fusion plugin pack", etc.

Gravar gameplay em AVI

Siga até a pasta Video Codec na raíz do emulador e clique com o direito no arquivo KegaGameVideo.inf (ou sem o .inf, dependendo da configuração do seu sistema operacional). Selecione Instalar. Aguarde e confirme a instalação do codec na janela que abrirá.

Atualização 02/12/2013: o Windows 8 tem uma frescura (questão de segurança, como prefira chamar) que não permite a instalação de drivers não assinados e reconhecidos pela Microsoft, portanto você não vai conseguir instalar o de vídeo do Fusion.

inf informações de terceiros windows 8

Para conseguir, será obrigado a realizar um procedimento para desativar essa imposição de assinatura de driver. Assim:

Siga ao menu Configurações (aquela engrenagem do menu direito do Windows), depois "Mudar configurações do computador". Selecione então no menu "Geral" a opção "Inicialização avançada", clicando em Reiniciar.

O computador vai reiniciar no modo de configuração avançado, então use as teclas para selecionar a opção "7 — desativar imposição de assinatura de driver" (tem a ajuda na tela que mostra como chegar até ela". Desative-a e deixe o sistema iniciar.

Agora você deve conseguir instalar seus drivers normalmente. Ainda vai receber um aviso de driver não reconhecido pela Microsoft, mas não precisa se preocupar, não é vírus.

driver instalado com exito windows 8
Instala isso aí logo, Windows fdp!
driver instalado
Finalmente, tudo certo!

Reinicie o Fusion. Com um game rodando, siga ao menu Video > Log AVI file. Escolha o lugar em que vai salvar o vídeo e dê-lhe um título. A gravação começa ao clicar em Salvar.

Dê um nome ao arquivo e selecione onde vai salvar o vídeo gravado

Para parar a gravação, clique de novo em Log AVI file.

Aviso de gravação interrompida no Fusion
Aviso de gravação interrompida no Fusion

O congelamento da tela ao clicar no menu não sai no vídeo, sossegue. Veja um exemplo que gravei para testar.

Comandos / controles

Os controles são ajustados pelo menu Options > Set Config, na guia Controllers. Além do teclado, pode-se usar o mouse para controlar a Menacer, Justifier, Sega Mouse, Paddle e a Light Phaser.

Clique em Define para ajustar as funções de cada controle. Ao clicar, vai aparecer no rodapé da janela "Press the key to use for UP", então tecle o que você quer como o comando para cima. Em seguida vão aparecer os outros comandos: DOWN (para baixo), LEFT (esquerda), RIGHT (direita).

Configurando o controle do Fusion: aqui ele pede o comando PARA BAIXO
Configurando o controle do Fusion: aqui ele pede o comando PARA BAIXO. Pressione a tecla ↓

Pressione as teclas que assumirão cada função. Em seguida o emulador vai pedindo as teclas para os botões A, B, C, Start, X, Y, Z e por fim o Mode. É só ir apertando as teclas para dar-lhes as funções.

Eu jogo no teclado e gosto da minha configuração assim:

Direcionais: nas setas do teclado ↑↓→←
A: A
B: S
C: D
X: Z
Y: X
Z: C
Start: Enter
Mode: espaço

Gerais

TAB: ligar console
Shift + Tab: desligar console
Ctrl + Tab: reset
Alt + G: abre janela do Game Genie
F8: carregar estado salvo do slot em uso
F5: salvar estado no slot em uso
F6 e F7:  trocar slots para salvar estados (F6 volta um slot, F7 avança um)
Shift + F12: tira um print da tela

Conclusão

O Kega Fusion é a versão digital do sonho de qualquer Sega fan dos anos 90: um console tudo-em-um, com as facilidades adicionais que só os emuladores oferecem como filtros gráficos. Depois que o descobri, anos atrás, nunca mais usei outro para games da Sega. Funciona com tudo, até o complicado Virtua Racing (que por anos foi a pedra no sapato dos programadores), tem muitas opções de ajuste e ao mesmo tempo, não afasta iniciantes na emulação. Recomendado 100%.

Artigo anteriorReview – Rampage (NES)
Próximo artigoApareceu ROM de Pier Solar: alguém achou que não?