Designer da Rare revela documentos do desenvolvimento de Banjo-Kazooie

A Rare foi peça importante no "ressurgimento", por assim dizer, do Super Nintendo, durante sua batalha feroz contra a Sega e o Mega Drive, na primeira metade dos anos 90. Games como Donkey Kong Country e Killer Instinct ajudaram o console a ganhar fôlego na luta e até continuar vendendo em pleno boom do primeiro PlayStation.

A parceria com a Nintendo continuou no Nintendo 64, resultando num de seus títulos mais importantes: Banjo-Kazooie, de 1998. Seu criador, Gregg Mayles revelou várias imagens da fase de desenvolvimento, com esboços, ideias de level design, controles e mecânicas. Algumas coisas foram usadas na sequência, Banjo-Tooie.

Entre as curiosidades, a possibilidade de um golpe tipo "abraço de urso", a coleta de frutas em vez de notas musicais, e segundo o próprio Mayles, destaque para as influências diretas de Donkey Kong Country no design. Ele revela também que o urso veio primeiro — em certos esboços, como o de uso de bolas, só Banjo estava definido como personagem.

Se você jogou muito Banjo-Kazooie no Nintendo 64, confira esse registro histórico muito bacana.

banjo-kazooie maps original
A pasta de Mayles com seus documentos de desenvolvimento.

História: concebido por Mayles, Banjo-Kazooie começou com o "Project Dream" para SNES: um tipo de adventure-RPG nos moldes de Zelda (com um menino numa ilha pirata), usando tecnologia similar a de DKC, e inclusive a equipe era a mesma de Donkey Kong Country 2. Por isso, seus primeiros desenhos idealizavam os típicos cenários "2.5 D", não totalmente tridimensionais.  O projeto ficou muito grande e foi transferido para o Nintendo 64, sofrendo modificações até terminar com o urso que carrega o pássaro — num dos mais aclamados games de plataforma 3D já feitos.

Aproveite e siga Mayles no Twitter.

Daniel Lemes
Daniel Lemes
Fundador do MB, mais de mil artigos publicados, mais de dez anos pesquisando e escrevendo sobre games. Ex-seguista, fã de Smashing Pumpkins e Yu Suzuki.

1 COMENTÁRIO

  1. Acredito que tanto Sega e Nintendo tem muita coisa guardada da era 16 e 32 bits...sem contar o n64 e DreamCast...deve ter muito rascunho, jogo e pérolas a serem revelados.

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