Descobriram o protótipo do SNES Play Station perdido (ou será que não)?

A quase-parceria Sony e Nintendo poderia ter dado num híbrido CD + SNES, um "SNES Play Station". O protótipo emergiu e colecionadores estão em polvorosa.
Por: Daniel Lemes
0
352

Essa história é manjada para os manjadores: lá pelo meio dos anos 90, a Sony não entendia bulhufas de videogames, mas tinha real interesse de entrar no ramo. Pra facilitar essa estreia, vinham tentando parcerias com os grandões da ocasião: fizeram games junto com estúdios da Sega, e no caso mais conhecido, quase lançaram um dispositivo de CD-ROM, e depois um console inteiro, assinando com a Nintendo. Seria o Sony+Nintendo Play Station. Ou o SNES Play Station, ou Super Disc (formato que a Sony usaria)?

Não entendeu nada? Leia a história do PlayStation aqui, já falei em detalhes sobre o imbróglio que quase fez o popular console da Sony, que conhecemos hoje, não existir.

Acredita-se que existiram originalmente uns 200 protótipos do tal Play Station (assim separado), mas perderam no tempo e no fracasso do acordo, indo parar sabe-se lá com quem. As raras imagens vinham de fóruns obscuros ou de scans de revistas antigas, mas até hoje ninguém sabia do paradeiro deles.

Sabia (no passado), mas um cara agora sabe. Dan Diebold postou primeiro no Reddit e depois imagens do protótipo que tem em mãos, obtidas, segundo ele, no meio de umas tranqueiras pertencentes a seu pai.

Meu pai trabalhou para uma companhia, aparentemente um dos caras com quem ele costumava trabalhar — acho que chamava Olaf — costumava trabalhar na Nintendo e quando a empresa do meu pai faliu, ele encontrou isto numa caixa de "lixo" que supostamente deveria ter jogado fora.

Um certo Olaf, né? Só pode estar falando de ninguém menos que Ólaf Oláfsson, então CEO e co-fundador da Sony Computer Interactive (a divisão de games). Ou seja: além de ser o projeto original de altíssimo valor histórico, também deve ser o que pertenceu ao próprio Oláfsson.

Não sei pra você, mas pra mim soou artificial a história, se bem que as imagens não deixam muita margem pra dúvida. Se for um tipo de reprodução, o cara fez um trabalho PRIMOROSO. Mas não deve ser o caso.

Se você também é reticente quanto à imagens e não está muito crédulo, confira em vídeo.

Pelo teor dos comentários no post original, se esse cara topar desfazer-se da relíquia, vai conseguir uma fortuna, afinal colecionadores do mundo inteiro já devem estar babando litros para colocar a mão nela.

Artigo anteriorReview: Gekitotsu Dangan Jidōsha Kessen: Battle Mobile (SNES)
Próximo artigoROM mostra como ficaria Maldita Castilla para Mega Drive
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO