Patch de Densha de Go! 64 traduzido para inglês é disponibilizado

Grupo de romhacking traduziu o game exclusivo do mercado japonês.
Por: Daniel Lemes
0
108

A comunidade do romhacking não para, sempre produzindo versões e traduções de games do passado. Uma das mais recentes é a tradução para inglês de Densha de Go! 64, lançado em 1999 para o console da Nintendo.

Densha de Go! é um simulador de trens (literalmente, "Vá de Trem!"), produzido pela Taito para arcades em 1996 — hoje a marca pertence à Square Enix. A jogabilidade é bem isso: como um "maquinista", você deve cumprir metas de tempo, parando nas estações corretamente e soando avisos aos passageiros, por exemplo. Mas sem correr como louco, porque não é corrida! As linhas são baseadas em reais do Japão.

Pra deixar a experiência mais realista, foi lançado por lá um controle especial, que imita o painel de um trem. Como o jogo saiu em várias plataformas, os controles apareceram para PC, PlayStation, etc.

Densha de Go! 64 foi na verdade uma revisão de Densha de Go! 2 do PlayStation, com melhorias e compatibilidade com o VRU, o acessório de reconhecimento de voz distribuído com Hey You, Pikachu! O Voice Recognition Unit permitia ao jogador fazer avisos aos passageiros — foram os únicos games a usar o dispositivo.

Para fãs ocidentais, o ruim é que nunca houve versão em inglês do simulador. Zoinkity, membro da comunidade Romhacking.net, disponibilizou um patch de tradução da ROM (não vamos publicar aqui por questão de... você sabe). Segundo a descrição oficial, a ROM traduzida roda no hardware original com cartuchos tipo Everdrive, com total suporte à VRU, e vozes em inglês americano se o console for NTSC, ou britânico se for PAL.

Meio tardia, mas não deixa de ser uma boa "correção" histórica.

Como aplicar o patch. O arquivo de tradução está no site Romhacking, e deve ser aplicado à ROM japonesa usando algum programa compatível com os formatos .xdelta, como o Xdelta UI ou XPatcher. Tentei e é meio chato, tem que ser uma ROM muito específica. Mesmo quando consegui, não rodou nos emuladores testados (Mupen e Project64).

Nota: para aplicar o patch corretamente, procure pela rom chamada "Densha de Go! 64 (J) [!]". Não funciona com outros arquivos, com uma mensagem de erro de checksum.

Artigo anterior[Exclusivo] Entrevista: Yutaka Sugano, produtor de Shinobi
Próximo artigoO polemicão voltou: Night Trap para PlayStation 4 e XBox One
Se não tiver conta no Memória BIT, será criada uma. Nada será publicado em seu perfil.
Se já tem conta no MBIT, faça login nela e vincule-a ao Facebook.

SEM COMENTÁRIOS

X
Todos os comentários passam por moderação antes de publicados. Se o seu for aprovado, vai aparecer em breve!

DEIXE UM COMENTÁRIO